Yahoo! inicia jornada para recuperar respeito, diz presidente
Durante apresentação a analistas, executivos afirmaram que a empresa de internet reparou falhas pequenas em suas operações que têm incomodado nos últimos anos, citando sua grande audiência on-line e relações com anunciantes como chave para sua recuperação.
Vários executivos do Yahoo! das áreas de vendas, engenharia e produtos subiram ao palco na quarta-feira na primeira reunião de dia inteiro da empresa com analistas desde maio de 2006.
O vice-presidente financeiro do Yahoo!, Tim Morse, afirmou que a empresa espera ter uma margem operacional de 15% a 20% até 2012.
Os executivos disseram que o Yahoo! irá atingir a nova marca de margem acelerando sua receita nos próximos anos, mas não quiseram especificar uma taxa de crescimento para a receita.
No último trimestre, a receita do Yahoo registrou uma queda de 12% ante um ano antes e ficou estável contra o trimestre anterior, em US$ 1,57 bilhão. A empresa teve uma margem operacional de cerca de 6% no terceiro trimestre, o que sua presidente-executiva, Carol Bartz, chegou a chamar de "patético" na quarta-feira.
"Hoje marca o começo de uma jornada de volta à respeitabilidade", disse Bartz.
"Ao longo do caminho, cá estamos, uma empresa de internet de 14 anos que, sem saber como, ficou chata", afirmou a executiva.
A empresa informou estar implantando diversas medidas, incluindo melhorar a relevância de seus anúncios ligados a resultados de buscas, o que deve impulsionar a receita gerada por publicidade.
Com o aumento da concorrência na web vinda de redes sociais como Facebook e Twitter, executivos do Yahoo afirmaram que sua mistura de conteúdo de notícias, entretenimento e esportes on-line, além de produtos de comunicação como webmail e mensagens instantâneas, manterão a relevância da empresa.
Executivos disseram ainda que o Yahoo! deve investir mais na redação para aumentar a produção de conteúdo próprio e aprimorar seus produtos on-line, segurando visitantes no site por mais tempo.
Comentários