Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 29 de Outubro de 2009 às 12:49
Por: Lorenna Rodrigues

    Imprimir


A prorrogação do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciada nesta quinta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, terá como contrapartida a contratação de mais funcionários temporários para o fim do ano.

De acordo com a presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), Luiza Trajano, o acordo é contratar entre 10% e 15% do quadro total do comércio varejista em temporários. "O trabalhador vai receber o 13º salário e [essa medida] vai ajudar muito", afirmou.

Segundo o IDV, as 9.450 lojas ligadas a eles empregam diretamente 385 mil pessoas. Por esse cenário, as contratações de temporários podem chegar a 57 mil.

Além disso, a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) informou que os fabricantes de eletrodomésticos de linha branca se comprometeram a não demitir funcionários enquanto durar a redução do IPI.

Na semana passada, em encontro com a presidente do IDV, Mantega condicionou a manutenção do corte do imposto à geração de empregos e a mais promoções de produtos.

'São eles que sabem fazer as promoções, divulgar o produto, dar alguma facilidade a mais para o consumidor. Acho que eles têm feito isso, mas a gente sempre pode fazer melhor', afirmou na ocasião.

Prorrogação

O ministro governo prorrogou a redução de IPI para os produtos da linha branca, que inclui fogões, geladeiras e máquinas de lavar, por três meses. O desconto será escalonado de acordo com a classe de consumo, mas só valerá para os eletrodomésticos que tenham selo A e B de consumo de energia do Inmetro.

A nova tabela valerá a partir de 1º de novembro, até 31 de janeiro. Geladeiras com selo A continuarão pagando 5% de IPI --contra 15% da alíquota regular. Já as de selo B pagarão 10% e, as com selo C, D e E voltarão a pagar 15%.

Máquinas de lavar com selo A continuarão pagando 10%, com selo B, 15% e as demais voltarão a pagar o valor total de 20%.

Fogões com selo A pagarão 2% de IPI, com selo B 3% e as demais a alíquota regular de 4%. Tanquinhos com selo A não pagarão IPI, com selo B pagarão 5% e os demais voltam a pagar 10%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152012/visualizar/