Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 29 de Outubro de 2009 às 01:51

    Imprimir


Os representantes do presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, anunciaram nesta que os termos para desbloquear o único ponto que impede o acordo para o fim da crise política no país já estão preliminarmente pactuados e pendentes apenas de formalidades.

Vilma Morales, a porta-voz da delegação de Micheletti nas conversas, disse que há um acordo preliminar para que o Parlamento decida sobre a restituição do deposto Manuel Zelaya, mas que é preciso retomar o diálogo para concretizar as condições.

"Os termos estão já preliminarmente estipulados. No entanto, temos que retomar o diálogo, e é ali na mesa de diálogo onde serão acordados os termos precisos", explicou. "Já concordamos, estamos agora no campo das formalidades", acrescentou.

A delegação de Zelaya negou que tenha chegado a um acordo preliminar sobre a restituição do líder deposto no poder, ponto de discordância entre as duas partes. "Não alcançamos nenhum acordo", disse o chefe da delegação de Zelaya, seu ex-ministro de governo, Víctor Meza.

Vilma Morales fez o anúncio depois que uma missão dos Estados Unidos reuniu, em um encontro informal, as duas delegações, dialogou com Zelaya na embaixada brasileira e se encontrou com Micheletti na sede do governo. O último ponto de desacordo é sobre quem deve decidir a respeito da restituição de Zelaya. O presidente deposto acha que deve ser o Congresso, enquanto o regime golpista quer que seja a Suprema Corte de Justiça.

A porta-voz da comissão do presidente de fato convidou de novo os representantes de Zelaya ao diálogo, que o líder deposto deu por fracassado na semana passada, para formalizar o acordo e acertar os detalhes.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152060/visualizar/