Google entra no mercado de navegação para motoristas com celulares
O Google anunciou que o seu novo produto Google Maps Navigation vai oferecer instruções detalhadas de navegação, em tempo real, diretamente para celulares que operem com a nova versão de seu software Android.
O produto de navegação, que oferece reconhecimento de voz e uma tela de orientação que incorpora o arquivo online de fotografias de rua do Google, representa um novo passo do Google para enfrentar o iPhone, da Apple, e o software Windows Mobile, da Microsoft, com o seu sistema operacional Android para celulares inteligentes.
Executivos do Google informaram a jornalistas nesta terça-feira (27) que a empresa decidiu oferecer um serviço de navegação detalhada para motoristas, como parte de seu serviço de mapas lançado quatro anos atrás, porque esse era o recurso mais solicitado pelos usuários.
Novo mercado
No entanto, o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, afirmou que a expansão para um novo mercado, com novos concorrentes, não estava entre os motivos da empresa.
A decisão representa ameaça competitiva direta para empresas como a Garmin e a TomTom, que vendem aparelhos de navegação com software especializado. A TomTom também produz um aplicativo de navegação para o iPhone, vendido por US$ 99,99 nos Estados Unidos.
"Isso é um problema tático que ocorre depois da definição de um objetivo estratégico, qual seja, o de oferecer algo que funciona com certa magia em aparelhos portáteis que empreguem a nuvem," disse Schmidt.
O novo serviço de navegação funcionará com o novo sistema operacional Android 2.0, que o Google lançará em breve.
A empresa anunciou o lançamento de ferramentas de programação para o Android 2.0 na terça-feira, mas um porta-voz acrescentou que detalhes específicos sobre a disponibilidade do sistema seriam divulgados pelos fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel.
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