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Economia
Quarta - 28 de Outubro de 2009 às 09:03
Por: Michelly Chaves Teixeira

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A inovação tecnológica e a oferta de planos de telefonia e banda larga mais flexíveis são a aposta da Claro para melhorar sua receita média por assinante (ARPU, na sigla em inglês), segundo o presidente da operadora, João Cox. De acordo com ele, a Claro estenderá aos pré-pagos a ideia de permitir a montagem dos planos conforme o gosto de cada assinante. "É como se fosse um Lego: o cliente vai montando seu plano com os serviços que julgar necessários. Isso tende a atrair assinantes e incentivar a contratação de novos serviços", afirmou Cox, durante coletiva de imprensa para divulgar os resultados financeiros do terceiro trimestre.

No terceiro trimestre, a Claro viu seu ARPU recuar 10,1% ante intervalo idêntico de 2008, para R$ 23,00. Cox também encara a inovação tecnológica como uma forma de melhorar a receita média por assinante. Para incentivar o consumo de serviços de valor agregado, a Claro preparou o lançamento de vários serviços, entre os quais um acordo com o americana MyScreen Mobile para oferecer publicidade pelo celular.

A empresa também lançará entre novembro e dezembro um modem de banda larga móvel 3G com antena receptora do sinal de TV digital. Além do declínio do ARPU, os assinantes da Claro falaram menos ao celular: foram 86 minutos falados, em média, por mês, contra 101 minutos registrados no balanço do terceiro trimestre de 2008. Mas a operadora de telefonia móvel fechou setembro com 42,278 milhões de clientes, sendo 8,583 milhões de assinantes de planos pós-pagos, mais rentáveis às empresas. Um ano antes, a base da Claro tinha 35,668 milhões de usuários, sendo 7,118 milhões pós-pagos.





Fonte: AE

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