Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Outubro de 2009 às 01:27
Por: Maria Angélica de Moraes

    Imprimir


Será lançada oficialmente nesta quinta-feira (29) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) a última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa que começa no dia 1º de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. A meta é vacinar 100% do rebanho do estado que é de cerca de 26 milhões de bovinos e 17 mil de bubalinos. "Esta etapa inclui animais de todas as idades, por isso é fundamental que o produtor rural, mais uma vez cumpra o seu papel e vacine seu rebanho", destacou Décio Coutinho, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Na etapa de maio da campanha o índice de vacinação chegou a 99,72% dos animais com até dois anos de idade o que significa 10,687 milhões de animais vacinados. A expectativa para esta segunda etapa é que novo recorde de cobertura vacinal seja alcançado. O pecuarista que não vacinar o rebanho está sujeito a multa de R$ 63 por cabeça.

"Os produtores de Mato Grosso estão conscientes em relação à importância da vacinação. A Famato e os sindicatos rurais do estado estão empenhados e atuando junto à base no alerta aos produtores sobre a necessidade da vacinação. Nós já comemoramos 13 anos sem registro de ocorrência da doença e tenho certeza que, com o esforço de todos, nós vamos continuar mantendo a doença longe do nosso rebanho" disse Eduardo Alves Ferreira Neto, diretor-tesoureiro da Famato.

A comercialização da vacina já foi liberada pelo Indea, atendendo solicitação da Famato que pediu também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a antecipação do início da vacinação alegando que a falta de chuvas, principalmente na região do Pantanal mato-grossense, facilitaria muito o trabalho dos pecuaristas e vacinadores. "Nós precisamos aproveitar este clima estável", disse Rui Prado, presidente da Famato. O Mapa ainda não enviou resposta. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152166/visualizar/