Inadimplência cai pela primeira vez desde início da crise, diz BC
A inadimplência no pagamento dos empréstimos caiu em setembro para 5,8%, contra 5,9% de agosto. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, foi a primeira queda registrada desde setembro de 2008, período em que começou o agravamento da crise econômica.
Em setembro do ano passado, o índice estava em 4%. Desde então, passou por meses de estabilidade e de altas.
Para pessoas físicas, a taxa caiu pelo terceiro mês consecutivo, passando de 8,4% para 8,2%. Em relação aos empréstimos feitos para empresas, a inadimplência subiu pela décima vez seguida, passando de 3,9% para 4% em setembro. No mesmo mês do ano passado, estava em 1,6%.
São considerados inadimplentes os empréstimos com atraso superior a 90 dias. Isso significa que o indicador ainda reflete os efeitos da crise internacional de crédito, que provocou alta dos juros e redução dos empréstimos.
Juros
Outro sinal positivo revelado nesta terça-feira pelo BC é a taxa de juros de empréstimos para pessoas físicas, que alcançou em setembro o menor nível da série histórica do Banco Central, iniciada em 1994.
Ainda de acordo com o BS, os juros médios para este tipo de financiamento ficou em 43,6% ao ano em setembro. No mês anterior, eram de 44,1% a.a., e em setembro de 2008 chegavam a 53,1% a.a.
A taxa geral de juros caiu pelo décimo mês seguido, de 35,4% ao ano em agosto para 35,3% a.a. em setembro. É a menor taxa desde dezembro de 2007, quando era de 33,8%.
Os juros de empréstimos para pessoas jurídicas também caíram, passando de 26,4% ao ano para 26,3% a.a., melhor taxa desde abril do ano passado.
Comentários