Heptacampeão, italiano Valentino Rossi iguala feitos na MotoGP
Valentino Rossi deu mais um largo passo em sua caminhada entre os maiores pilotos da história do motociclismo.
No domingo, no GP da Malásia, o italiano terminou na terceira colocação e garantiu o sétimo título na MotoGP, principal categoria da modalidade. Com o feito, o piloto da Yamaha chegou à sua nona conquista em campeonatos mundiais -Rossi tem triunfos também nas 125cc e 250cc- e igualou os feitos de Mike Hailwood (GBR) e Carlo Ubbiali (ITA).
"Todo título é especial. Lógico cada um tem um gosto diferente, mas sempre que você vence é inesquecível. Este foi muito difícil", disse Rossi.
Na prova, o piloto da Yamaha precisava da quarta colocação para assegurar o triunfo. A vitória foi do australiano Casey Stoner, da Ducati, seguido por Daniel Pedrosa, da Honda. Adversário direto na briga pelo título, Jorge Lorenzo, companheiro de equipe de Rossi, foi o quarto.
"Antes, era muito mais jovem do que os meus rivais e ficava mais fácil. Hoje, com mais idade e os competidores mais jovens, ficou mais complicado. Tenho de treinar mais e manter o foco. Mas continua a ser um grande prazer", avaliou.
Único piloto da história do motociclismo a vencer ao menos uma corrida em 14 temporadas seguidas, Rossi está atrás em número de títulos apenas de Angel Nieto, com 13 triunfos, e Giacomo Agostini, com 15.
Até 1985, porém, com o americano Freddie Spencer, que venceu nas 250cc e 500cc, os pilotos chegavam a conquistar mais de um título por ano.
"Minha enorme paixão por andar de moto sempre conduziu a minha carreira."
Logo depois do título, Rossi já planeja a próxima temporada, e após a última corrida do ano, em novembro, em Valencia, na Espanha, o piloto vai testar o novo modelo da Yamaha.
"Acredito que nós quatro [Rossi, Lorenzo, Stoner e Pedrosa] vamos brigar outra vez pelo título", disse o campeão.
Com contrato até o fim de 2010, Rossi ainda não sabe o que vai fazer depois da próxima temporada. Após muitas especulações de que iria trocar as duas rodas pelos carros, o italiano parece que vai prosseguir no motociclismo.
"Ainda é cedo para dizer [o que vai fazer depois de 2010]. No próximo verão vou decidir o meu futuro. Mas acho que ainda tenho força suficiente para mais alguns anos", afirmou.
Comentários