Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 26 de Outubro de 2009 às 02:30

    Imprimir


O presidente tunisiano, Zine el-Abidine Ben Ali, foi reeleito para um quinto mandato com 89,62% dos votos, segundo os resultados das eleições divulgados nesta segunda pelo Ministério do Interior.

Nas outras duas eleições presidenciais pluralistas da história da Tunísia em 1999 e 2004 o chefe do Estado tinha sido reeleito por mais de 90% dos votos. A participação ficou em cerca de 90%, segundo a média dos dados das 26 circunscrições do país, divulgada em uma tela na sede do Ministério do Interior.

Ben Ali obteve sua menor percentagem de apoio na circunscrição de Lariana, ao norte da capital, com 84,16%, e o maior na de Monastir, com 93,88%. Os outros três candidatos que concorriam à Presidência receberam menos de 5% dos votos, segundo os dados oficiais. Entre outros três candidatos que concorriam à Presidência, os dois mais próximos ao poder, Mohammed Bouchiha, do Partido da Unidade Popular (PUP) conseguiu 5,01% e o da União Democrática Unionista (UDU), Ahmed Inoubli, 3,80%. O único candidato realmente opositor, o secretário-geral do Movimento da Renovação (Etajdid), Ahmed Brahim, que denunciou várias irregularidades durante a campanha, obteve a menor percentagem, 1,57% dos votos.

Nas eleições legislativas simultâneas o partido da situação, o Reagrupamento Constitucional Democrático (RCD), conseguiu 75% dos votos e cerca de 161 cadeiras sobre um total de 215. As 54 cadeiras restantes foram divididas entre seis dos nove partidos que concorreram ao pleito.

O ministro do Interior, Rafik Hajj Kacem, divulga ainda nesta segunda os resultados oficiais completos definitivos em entrevista coletiva.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152402/visualizar/