Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 24 de Outubro de 2009 às 10:59

    Imprimir


Historicamente, quando se fala no clássico de maior rivalidade do Rio de Janeiro a discussão costuma girar em torno do tradicional Fla-Flu, imortalizado pelos textos dos irmãos Mário Filho e Nelson Rodrigues, ou no Flamengo e Vasco, o "clássico dos milhões". Porém, nesta primeira década do século 21 o Botafogo entrou no páreo.

Após disputar três finais seguidas do Estadual do Rio contra o Flamengo nos últimos anos, o duelo entre o clube de General Severiano e o da Gávea passou a ser o mais aguardado na cidade e aquele que tem despertado maior rivalidade dentro e fora de campo.

"A rivalidade com o Botafogo hoje é a maior, sem dúvida. Quando iniciei a carreira era o Vasco, mas isso mudou nos últimos anos, principalmente com o torcedor, que carrega essa emoção mais forte", afirmou o atacante Adriano.

Nas três decisões do Estadual do Rio, em 2007, 2008 e 2009, o Flamengo levou a melhor e se tornou tricampeão. Contudo, não foram finais fáceis e, em duas ocasiões o título só foi para a Gávea após disputa de pênaltis: em 2007 e em 2009.

"Acredito que desde 2007 essa rivalidade passou a ganhar mais força. Fazia parte daquele grupo e foi uma decisão marcante, emocionante. Ganhou ainda mais força nos dois últimos anos, ainda mais com o rebaixamento do Vasco", comentou o alvinegro André Lima.

Dos dois lados, no entanto, o discurso é unânime ao frisar que rivalidade não é sinônimo de violência. Jogadores e comissão técnica pedem um clássico de paz no Engenhão, que deverá estar completamente lotado para o primeiro duelo entre os times no estádio.

"Já vemos tanta violência, merecemos um pouco de felicidade. Espero que haja paz entre as torcidas e que tenhamos muitas famílias no estádio", declarou o atacante rubro-negro Adriano.

A rivalidade entre alvinegros e rubro-negros começou em 1913, quando o Botafogo, com gol de Mimi, venceu o Flamengo por 1 a 0 no primeiro clássico disputado entre os times, em General Severiano. As equipes já se enfrentaram 339 vezes e a vantagem está na Gávea, com 122 vitórias. O Glorioso venceu em 107 ocasiões e houve 110 empates.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152409/visualizar/