Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 24 de Outubro de 2009 às 07:18
Por: Maria Angélica de Moraes

    Imprimir


Levantamento da inadimplência com cheques no país feito pela Serasa Experian revela que em setembro deste ano houve o menor percentual (1,94%) desde outubro de 2008 quando os efeitos da crise internacional começavam a serem sentidos. O cheque é considerado desprovido de fundos a partir da segunda devolução. Em Mato Grosso o percentual de cheques devolvidos em setembro deste ano chegou a 3,55% revelando um ligeiro aumento em relação a agosto (3,45%). O Estado ocupa a 12º posição no ranking nacional com 4,20% de cheques devolvidos nos nove primeiros meses de 2009. No mesmo período do ano passado este percentual era de 3,72%. Já a região Centro-Oeste está em terceiro lugar com 2,97% de inadimplência com cheque.

Nacional - Em todo o país, na variação de setembro de 2009 sobre setembro do ano anterior, a inadimplência com cheques cresceu 8,4%. A alta também foi observada na relação entre o acumulado de janeiro a setembro de 2009, perante igual período de 2008, com 13,8% de crescimento no número de cheques devolvidos. Na comparação de setembro com agosto último, por sua vez, o levantamento verificou uma queda de 1,0% na inadimplência com cheques.

Segundo os analistas da Serasa Experian, este decréscimo relaciona-se, por um lado, com a recuperação do mercado de trabalho, melhorando as condições de renda e de emprego dos consumidores e, pelo outro, pelo próprio processo de reequilíbrio do fluxo de caixa das empresas como também de acesso ao crédito, especialmente as micro e pequenas empresas. Para os meses seguintes a expectativa é positiva, tendo em vista a previsão de crescimento econômico.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152423/visualizar/