Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 23 de Outubro de 2009 às 09:13
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso começa no dia 1º de novembro. Até o fim desse mês animais de todas as idades deverão ser imunizados com a dose da vacina. O Estado tem o maior rebanho bovino do país, com 26 milhões de cabeças e cerca de 17 mil búfalos. Em maio, quando foi realizada a primeira fase da campanha de vacinação, dos 10,687 milhões de animais (de zero a 24 meses), 99,72% foram vacinados.

Apesar de o início da campanha ser somente daqui a oito dias, o pecuarista que tiver gado que participará de leilão tem autorização para vacinar o gado a partir de hoje. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Décio Coutinho, explica que os animais que serão comercializados devem ser imunizados sete dias antes da data da comercialização. "Para os leilões que serão realizados no dia 1º de novembro, por exemplo, a aplicação da vacina deve ser feita hoje". Esse tempo é necessário para que a vacina faça efeito.

Há 13 anos Mato Grosso não registra casos de febre aftosa. Coutinho complementa que o pecuarista que não vacinar o rebanho está sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 63 por cabeça. E nesse caso, são os veterinários do Indea quem fazem a imunização do gado. Dados do instituto de defesa apontam que na primeira etapa da campanha 14,2% das propriedades com gado para vacinar tiveram o procedimento assistido pelo serviço oficial. Foram 13,460 mil propriedades de um total de 94,470 mil fazendas com bovinos para vacinar no período.

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, afirma que os pecuaristas devem estar atentos às datas de vacinação e entrega do comprovante de imunização ao Indea, para assim não serem penalizados com multa e outros prejuízos. O comunicado da vacina deverá ser efetuado até o dia 10 de dezembro nos escritórios do Indea, exceto as propriedades localizadas o baixo pantanal mato-grossense, onde o período da comunicação se estenderá até dia 15 de dezembro.

Coutinho adianta ainda que a distribuição das vacinas já estão sendo feitos, sem nenhum imprevisto. O Indea/MT fiscaliza possui sete barreiras fixas, com três equipes volantes em toda extensão da fronteira, além da vacinação assistida nessas propriedades rurais. O instituto mantém 137 postos de atendimento ao produtor rural no Estado, denominados de Unidades Locais de Execução (ULE).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152502/visualizar/