Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 22 de Outubro de 2009 às 14:29
Por: Rosana Vargas

    Imprimir


A vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso começa nessa sexta-feira (23) para atender as exigências de só comercializar gado vacinado durante os leilões.

Cuiabá (MT), 22 de outubro de 2009 - A campanha de vacinação contra febre aftosa no rebanho bovino e bubalino de todas as idades no Estado de Mato Grosso será realizada no período de 1º a 30 de novembro de 2009. Porém, segundo o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária – Indea, Décio Coutinho, os pecuaristas que irão comercializar seu gado através de leilões, devem vacinar seu gado a partir de amanhã, dia 23 de outubro. “O gado que vai a leilão no dia 1º de novembro, quando inicia a campanha, deve vacinar o animal 7 dias antes, que é o tempo necessário para a vacina fazer efeito”, disse Coutinho. Neste caso pecuarista deve solicitar junto a Unidade Local de Execução (ULE) de seu município autorização para aquisição de vacinas e proceder a vacinação com a presença de um técnico da ULE de origem. Mas, o pecuarista poderá comprar a vacina a partir dessa sexta-feira (23) para ser aplicada no dia primeiro de novembro.

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, Luciano Vacari, disse que “o pecuarista deve ficar atento a essas informações para proteger seu gado, não sofrer multas e contabilizar prejuízos. Temos 26 milhões de cabeças de gado que estão livres dessa doença há 13 anos, o que demonstra que o pecuarista vem cumprindo sua parte, protegendo seu rebanho contra a febre aftosa”.

O pecuarista que não vacinar seu gado vai pagar uma multa de R$ 71,98 por animal não vacinado o que equivale a 2,25 UPF (Unidade Padrão de Financiamento). O comunicado de vacina deverá ser feito até o dia 10 de dezembro nos escritórios do INDEA-MT, exceto as propriedades localizadas o baixo pantanal mato-grossense, onde o período da comunicação se estenderá até dia 15 de dezembro. O índice de vacinação na última campanha foi de 99,72% do rebanho, porém o animai que não foi vacinado durante a campanha, recebeu a vacina posteriormente, depois de pagar a multa.

Mato Grosso a partir desse ano passou a ter apenas duas etapas de vacinação contra a febre aftosa, uma em maio para animais de 0 a 24 meses e outra em novembro para animais de todas as faixas. Somente 80 mil das 26 milhões de cabeças de bovinos no Estado, presentes ao longo da área de fronteira com a Bolívia, continuam com três etapas de vacinação, realizada em fevereiro. A área é considerada de instabilidade e vulnerabilidade sanitária para o gado brasileiro.

Febre Aftosa

Febre Aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa, que atinge os animais biungulados (casco fendido), bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervídeos, suídeos entre outros.

Caracteriza-se pela formação de vesículas (bolhas) e ulceras (erosões) na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos.

A enfermidade é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água.) e animais infectados.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Acrimat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152538/visualizar/