Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 10 de Julho de 2013 às 10:32

    Imprimir


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fethab ainda nem foi instalada, mas o deputado estadual Antônio Azambuja (PP) já solicitou a relatoria das investigações ao deputado Zeca Viana (PDT), que tenta articular a criação da comissão na Assembleia Legislativa. O interesse do progressista indica que o PP está cada vez mais próximo de debandar para a oposição ao governo do Estado.


 
Segundo Zeca, Azambuja ainda não declarou publicamente o desejo de compor a CPI, porém já estaria manifestando o interesse juntamente com Ezequiel Fonseca, secretário-geral do PP no Estado e líder da legenda no Legislativo.


 
A decisão de ambos é tida como decisiva para angariar a quantidade necessária de assinaturas para a instauração da comissão. Publicamente, até o momento, o que os progressistas já fizeram é apresentar um requerimento em que cobram do Estado dados do Conselho fiscalizador do Fethab. Ezequiel havia adiantado que, se nenhuma resposta for concedida, ele dará seu aval para a criação da CPI. Até agora, as informações ainda não foram prestadas.


 
A posição do PP é aguardada com ansiedade por Zeca, que afiança estar se esforçando para que os colegas de Parlamento entendam a importância de se investigar o modo como o Fethab vem sendo realmente aplicado.


 
Segundo dados preliminares, nos últimos quatro anos cerca de R$ 500 milhões em recursos que deveriam ter seguido para a manutenção de estradas estaduais foram “desviados” para arcar com as obras da Copa do Mundo de 2014.


 
Além disso, há a suspeita que parte da verba do Fundo esteja sendo aplicada no pagamento da folha salarial do governo do Estado, o que representaria desvio de finalidade, visto que, o Fethab foi criado para aplicações específicas. "Essa CPI é importante devido ao volume de dinheiro envolvido. Tem que haver cuidado para que os fatos sejam esclarecidos”, argumenta o pedetista.


 
Até hoje, a CPI do Fethab - originalmente encabeçada pelo suplente de Zeca, Márcio Pandolfi (PDT) - tem somente duas assinaturas das oito necessárias para sua instalação.


 
Além dos deputados do PP, espera-se que outros parlamentares com base eleitoral no interior, impulsionados pelas discussões convocadas pela Aprosoja, também assinem o requerimento. Além disso, para se concretizada, a comissão ainda precisa esperar que uma das três que já tramitam na Casa seja concluída.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15265/visualizar/