Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 10 de Julho de 2013 às 09:00

    Imprimir


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso firmou, na última quarta-feira (03), Termos de Ajuste de Conduta (TAC"s) com as empresas Sisan Engenharia Ltda. e Jurandir Antônio de Almeida-Me, respectivamente tomadora e prestadora envolvidas na construção do Residencial Santa Terezinha II, em Cuiabá. O objetivo foi resolver a situação de 21 haitianos resgatados durante fiscalização empreendida pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), que constatou irregularidades no meio ambiente laboral e atraso na quitação de verbas rescisórias de alguns trabalhadores anteriormente dispensados e que aguardavam no local o recebimento dos valores devidos. 


 
Os TAC"s foram assinados durante uma audiência administrativa da qual participou o Centro de Pastoral para Migrantes (CPM), entidade que vem desempenhando importante papel em favor dos haitianos que chegam a Mato Grosso e não têm onde ficar. As empresas deverão cumprir diversas obrigações relacionadas, especialmente, à observância das normas regulamentadoras emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sob pena de multa que pode chegar a R$15 mil por cláusula violada. 


 
Após a fiscalização, a Sisan procedeu ao pagamento de todas as verbas rescisórias e realizou a contratação direta de onze haitianos que manifestaram interesse em continuar laborando na construção. A empresa também arcará com os custos, pelo prazo de 60 dias, do aluguel de uma casa para abrigar os trabalhadores, bem como do hotel em que ficarem hospedados até a efetiva mudança. 


 
INDENIZAÇÃO - Por meio do acordo, as empresas Sisan Engenharia Ltda. e Jurandir Antônio de Almeida-Me pagarão, ainda, indenizações a título de dano moral coletivo. Os valores serão revertidos para a implementação de projetos, aquisição de bens e realização de serviços em favor do Centro Pastoral para Migrantes (CPM). 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15274/visualizar/