Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Outubro de 2009 às 18:37

    Imprimir


Cerca de 30 pessoas serão beneficiadas através da capacitação para atuar no setor de costura industrial

Uma parceria firmada entre o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), a Associação dos Produtores de Algodão (AMPA) e a Prefeitura Municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deverá representar a mudança na condição de vida de aproximadamente 30 mulheres, que serão capacitadas para atuar no ramo da costura industrial, visando garantir trabalho e renda as famílias das pessoas beneficiadas.

A organização não-governamental Associação Pró-Trabalho e Renda, vai qualificar a mão de obra local para atender demandas do mercado de confecções, que poderão ser desenvolvidas em escala, pelas futuras costureiras que durante sessenta dias receberão noções de coordenação motora, conhecimento sobre cada peça do principal instrumento de trabalho que é a máquina de costura, como projetar um modelo, entre outras ações até a produção e comercialização.

Ao todo foram colocadas a disposição 24 máquinas, entre as de corte, costura, zig-zag e ferro a vapor, onde 30 pessoas, dividida em três grupos serão capacitadas e receberão pelo período de um ano toda a assistência técnica necessária para o trabalho que irão desenvolver.

O objetivo da administração municipal, é formar uma cooperativa de costureiras que produzam peças próprias ou ainda atuando como facção, podendo comercializar seus produtos tanto em nível local, regional e estadual, proporcionando a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, assegurando renda e emprego, com a fabricação de jalecos, camisetas, calças e outras roupas.

O prefeito municipal, que participou do lançamento do projeto, chamou a atenção das mulheres presentes para o fato de aprenderem a manusear as ferramentas necessárias para confecção de uma peça de roupa, bem como do trabalho em conjunto, agregando idéias e pensamentos, que se traduzirão na melhoria da qualidade de vida, alcançada com o rendimento auferido na profissão. Ele disse que o município está empregando uma quantidade de recursos consideráveis na reforma do prédio que abriga o projeto, aquisição de móveis e algumas máquinas, bem como buscando parceiros importantes na construção deste projeto, que vai representar com o empenho de cada uma delas, uma grande alternativa econômica local, viabilizando o nascimento de mais um caminho rumo a solidificação da economia.

O gestor municipal mantém vários projetos em curso, objetivando retomar o desenvolvimento econômico e social da população, visando justamente transformar a vida das pessoas e dar um novo rumo a cidade, como é o caso do Projeto Sementeia, que deverá trabalhar em conjunto com o Japuíra e outros que estão sendo erguidos no município. Ao longo destes primeiros nove meses de governo, já foram capacitadas mais de 800 pessoas, entre jovens, homens e mulheres, nas mais diversas áreas, e através do Balcão de Empregos foram colocados no mercado de trabalho local e regional mais de 200 pessoas, movimentando a economia e melhorando o poder de compra de cada um.

O projeto Japuíra, nasce com o sonho de se transformar num divisor de águas, e é uma aposta da atual administração na consolidação dos programas de desenvolvimento econômico que estão sendo desenvolvidos.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152948/visualizar/