Briquetes: Embrapa Agroenergia apresenta a tecnologia na Semana de C&T
De 19 a 25 de outubro de 2009, os visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, poderão conhecer os briquetes – um biocombustível sólido produzido a partir de resíduos. A tecnologia será mostrada pela Embrapa Agroenergia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Explanada dos Ministérios, em Brasília/DF.
Vantajoso para o transporte e manuseio, os briquetes têm 1/3 do volume do resíduo. A matéria prima para produção de briquetes pode vir de várias fontes. Qualquer resíduo agrícola ou florestal, pode ser utilizado para este tipo de produção.
Este é o principal diferencial desta tecnologia que alimenta o processo de briquetagem, explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha. “Especial atenção tem sido dada a possibilidade de se compactar o lixo orgânico com resíduos das podas das árvores, na forma de briquetes”, salienta Rocha.
Para apresentar a tecnologia, a Embrapa conta com a parceria da empresa Bioware, de Campinas/SP, onde uma briquetadeira foi desenvolvida. A máquina, com capacidade de produção de 100 kg de briquetes por hora, estará à mostra no estande.
A Bioware está desenvolvendo pesquisas em conjunto com a Embrapa Agroenergia e a Embrapa Floresta visando determinar que tipos de resíduos agrícolas que podem ser usados para produção de briquetes. O custo dessa produção, o balanço energético do processo para cada tipo de resíduo, bem como a possibilidade de utilização da briquetadeira em regiões onde ainda não há energia elétrica, também são objetos de estudos.
Além desta tecnologia, trabalhos de pesquisa de outras 8 unidades da Embrapa estarão expostas no estande.
Desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país. O evento visa mobilizar a sociedade em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a diversidade. Participam da edição desse ano, 3.411 instituições ligadas à ciência e tecnologia espalhadas pelo Brasil.
Comentários