Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Julho de 2013 às 04:21
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


MT teve 86 registros da doença este ano e uma das formas de prevenção e a aplicação da vacina, disponível nos postos de
MT teve 86 registros da doença este ano e uma das formas de prevenção e a aplicação da vacina, disponível nos postos de
Cinco pessoas estão internadas em hospitais de Cuiabá, duas delas em estado grave, ambas em UTI’s, com suspeita de contaminação pelo vírus da Gripe H1N1. Todos os casos estão sob investigação laboratorial. 


 
Semana passada, um homem de 54 anos, morador de Cuiabá, morreu com os sintomas da mesma doença. Em Mato Grosso, 86 notificações por suspeita da Influenza H1N1 foram contabilizadas desde primeiro de janeiro ao dia oito deste mês, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). 


 
Em Cuiabá, até esta semana foram notificados 40 casos suspeitos, sendo 25 da Capital e 15 de outros municípios, segundo dados de ontem disponibilizado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do município. 


 
Quatro pessoas morreram dessa e de outros tipos de Influenza no Estado. Entre os óbitos está o de uma mulher de 38 anos, moradora do município de Juara(730 quilômetros de Cuiabá), que veio para a capital com os dois filhos doentes, um menino de cinco e uma menina de quatro anos. 


 
Em Cuiabá, enquanto os filhos estavam hospitalizados com suspeita de H1N1, a mãe sentiu-se mal e teve de ser internada no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, onde morreu dias depois sem causa definida. 


 
A morte dela aconteceu no início do mês de junho e, como não havia causa, o corpo teve de passar pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), no Hospital Júlio Müller. 


 
Há menos de uma semana veio o resultado, apontando a contaminação pela Influenza A Sazonal H3. Os dois filhos dela, também diagnosticados com o mesmo tipo de gripe, recuperaram a saúde plena, mas retornaram para casa órfãos. 


 
O Ministério da Saúde chama a atenção, em documento disponível no site oficial, que a influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada trasmissibilidade. 


 
Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Contudo, de acordo a mutação do vírus, o agente etiológico, essa doença pode se apresentar de forma mais ou menos grave. 


 
Classicamente, alerta, o quadro clínico da influenza sazonal tem início abrupto, com febre de 38°C ou mais, tosse seca, dor de garganta, dores musculares e na cabeça, prostração, com evolução autolimitada, de poucos dias. Sua principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número internações hospitalares. 


 
VACINAÇÃO – De acordo com os registros do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações(SI-PNI), Mato Grosso vacinou 410.173 pessoas(crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas e idosos) na campanha contra gripe deste ano, atingindo 89,50% da meta. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15304/visualizar/