Cemat inicia troca de geladeiras para baixar conta de energia
Projeto da distribuidora beneficiará 3,9 mil famílias do Estado com a substituição gratuita de geladeiras e lâmpadas de alto consumo de energia por equipamentos novos de baixo consumo.
Equipamentos novos e mais econômicos para diminuir o valor da fatura de energia elétrica no fim do mês. Essa será a nova equação para 3,9 mil famílias mato-grossenses, de 17 municípios, atendidas pela edição 2009 do Projeto Luz em Conta, um braço do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora. O objetivo é atender clientes de comunidades de baixo poder aquisitivo, promovendo a substituição gratuita de geladeiras e lâmpadas de alto consumo de energia por equipamentos novos de baixo consumo. Entre 2007 e 2009, o investimento do Luz em Conta chega a quase 10 milhões de reais, beneficiando 11 mil famílias no Estado.
O aposentado João Elias da Silva, de 74 anos, morador da Cohab Sonho Meu, no Pedra 90, foi o primeiro consumidor Baixa Renda beneficiado pelo projeto em 2009. A geladeira dele tem mais de 20 anos de uso e foi presente de uma amiga da família. "Nossa conta de energia tava vindo alta por causa da geladeira. De tão velha que estava, nem fechava mais a porta", disse o aposentado. "Minha cozinha ficou até mais bonita com a nova geladeira", comemorou a esposa dele, a dona-de-casa Maria Amélia do Nascimento, de 76 anos. A família acredita que agora a fatura de energia caberá no orçamento dos cinco moradores da casa, cujo consumo foi de 220 kWh no último mês.
Vizinha do casal, a dona de casa Elzira Farias Maciel, mãe de uma criança e dois adolescentes, conta que já não se lembra mais quantas vezes perdeu carne e feijão por causa da geladeira velha que não conseguia conservar os alimentos. "Comprei essa geladeira no pregão por R$ 300,00. Já troquei a borracha de vedação e o problema continuou. A geladeira nova veio em boa hora porque a velha já estava perto de pifar", relatou. Em frente à casa dela, a vendedora ambulante Edinalva Dias da Paixão Guimarães, mora com a mãe e com dois filhos adolescentes. "A renda da venda de perfume mal dá para comprar comida. Por isso, se não conseguisse a geladeira nova com o projeto da Cemat, dificilmente conseguiria comprar uma nova. Esse foi meu presente de Natal antecipado", disse a moradora.
Todas as famílias escolhidas pelo projeto atenderam a critérios socioeconômicos definidos pela empresa: residência classificada como consumidor Baixa Renda (consumo de energia entre 80 e 220 kWh/mês); ligação monofásica; adimplência com a concessionária; situação regular de fornecimento de energia - além da existência de geladeira velha, com alto consumo de energia. A seleção é promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), após entrevistas individuais. Interessados em se cadastrar para as próximas etapas podem deixar os dados de contato pelo 0800 6464 196.
O superintendente Comercial da Cemat, Juseli Nunes da Silva, destaca que o projeto atende aos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e financeiro. "Social quando permite o acesso às famílias de baixa renda aos equipamentos novos; ambiental, porque pretende contribuir com a redução na emissão do gás CFC (clorofluorcarbono). No aspecto financeiro, o projeto permite ao consumidor compatibilizar o consumo de energia à renda familiar, favorecendo o pagamento das contas em dia e a manutenção do serviço pela concessionária. Além disso, o Luz em Conta atende ao objetivo maior do PEE, que é aliviar o sistema elétrico, e evitando a necessidade de construir novas usinas e sistemas de transmissão - um ganho financeiro e ambiental para o país", explicou.
A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Celcita Pinheiro, participou nesta quarta-feira (14) da entrega das primeiras geladeiras na Capital. Ela enalteceu o caráter social do Projeto Luz em Conta e disse que a concessionária de energia contribui com o poder público ao criar alternativas para minimizar os efeitos da miséria na Capital. "É uma grande oportunidade conhecer de perto esse projeto e atestar sua seriedade. Quantas famílias teriam condições de adquirir uma geladeira nova em Cuiabá? Com certeza, poucas. A Cemat mostra com essa iniciativa que todos ganham com esse investimento: o consumidor, a empresa e o poder público, que precisa criar oportunidades para esses trabalhadores", destacou.
Cada residência beneficiada receberá uma geladeira de 286 litros e três lâmpadas fluorescentes de 20W. Os refrigeradores possuem o Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico, e as lâmpadas são fluorescentes, o que representa 80% de economia no consumo, mais durabilidade e iluminação melhor. Até o fim do ano, cerca de R$ 3,2 milhões serão aplicados na substituição de 3,9 mil geladeiras e 15,6 mil lâmpadas em todo o Estado. O resultado desse investimento será a economia estimada de 2,8 mil MWh por ano e a redução de 887 kW na demanda de ponta. Ao receber as lâmpadas e as geladeiras, todos os consumidores recebem orientações de economia e segurança, bem como dicas para o uso correto do refrigerador e o Certificado de Garantia.
Nesta quinta-feira (15), o lançamento do Luz em Conta ocorrerá em Rondonópolis (a 198 km ao sul de Cuiabá). Naquela cidade, o projeto beneficiará 700 famílias.
Comentários