Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 14:46

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (14), em discurso na visita a obras de revitalização do Rio São Francisco em Buritizeiro (MG), que o Brasil teve governantes “duas caras”. Com a visita ao município, Lula inicia uma maratona até a sexta (16) de vistorias em cidades onde são realizadas obras do São Francisco.

“Essa obra foi pensada em 1847, ainda no tempo em que Dom Pedro era imperador brasileiro. Essa obra, quase 200 anos depois, não conseguiu andar pra frente porque nós tivemos muitos governantes de duas caras, que prometiam fazer a obra em um estado e não faziam”, disse.

Esgoto

O presidente disse que as obras de revitalização, que fazem parte de um projeto maior para levar água a 12 milhões de pessoas, compreendem o tratamento de esgoto nas cidades próximas para evitar a poluição do rio.

“Temos cidades inteiras no país que não tem um metro de coleta de esgoto porque antigamente, se preferia fazer ponte ou viaduto do que fazer esgoto. As pessoas preferem ver o nome de um parente em uma ponte do que ver uma criança brincando descalça em uma rua, sem fezes, sem urina, sem esgoto a céu aberto”, criticou.

Pernoite no acampamento

Após a visita a Buritizeiro, Lula e Dilma seguirão para o município de Barra, na Bahia, onde embarcam no navio Agência Flutuante Saldanha Marinho, da Marinha do Brasil, para conhecer os pontos de dragagem e de controle de processos erosivos às margens do São Francisco. As etapas seguintes da visitas serão as cidades baianas de Vila Nossa Senhora da Conceição, antiga Vila do Louro, e Xique-Xique, em Pernambuco.

O presidente e a ministra devem chegar no fim do dia ao acampamento do lote 11, onde visitarão o local de operação das máquinas perfuratrizes utilizadas na abertura do canal de transposição do rio. Lula e Dilma assistirão inclusive a trabalhos noturnos e jantarão no refeitório do acampamento. O presidente e a ministra pernoitarão no acampamento.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153153/visualizar/