Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 14:40
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


As exportações em Mato Grosso podem sofrer um incremento ainda este ano por conta da possibilidade de uma safra precoce de soja, resultado do início antecipado do período das chuvas. A análise é do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) Jandir Milan.

O presidente explica que, normalmente, os últimos meses do ano vão sofrendo decréscimos nos números das exportações, o que reflete o fim do escoamento de toda a safra produzida durante o ano. Novos crescimentos voltam a ocorrer no ano seguinte, com nova safra.

Porém, este ano, o clima soprou bons ventos à economia mato-grossense. Agosto e setembro, que costumam ser extremamente secos, foram chuvosos, o que permitiu plantio de soja já no 9º mês do ano, com perspectivas de começar a colher em dezembro.

Setembro terminou registrando queda de 21,6% das exportações em relação ao mesmo mês em 2008, e 30,5% em relação a agosto deste ano, segundo dados divulgados dela Fiemt. Porém, Milan argumenta que a queda é normal e que não há nenhuma preocupação.

A soja

A soja e seus derivados correspondem a 78,6% das exportações mato-grossenses. Até setembro deste ano o embarque do grão para o exterior totalizou 5,39 bilhões de dólares, registrando aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Isoladamente, Mato Grosso respondeu por 37% das exportações de soja grão do país, 30% do farelo, 26% do óleo, 14% da glicerina (subproduto do biodiesel) e 6% da lecitina.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153154/visualizar/