Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Outubro de 2009 às 23:20
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Conciliar a eficiência na hora de comprar, receber e distribuir produtos, bem como fechar o ciclo de modernização da gestão pública. Estes são os principais objetivos da implantação do sistema de patrimônio recém-adquirido pelo Governo do Estado e apresentado na tarde desta terça-feira (13.10), pelo secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto, aos demais secretários de Estado e ao governador Blairo Maggi, durante a reunião mensal do secretariado.

A ideia é fazer com que ele complete os sistemas já implantados pelo Estado, como o Fiplan - Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado, por exemplo, implementado em 2007 pela gestão Blairo Maggi e que integra em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a estes assuntos.

“O governador determinou a todos os secretários que se empenhem na implantação deste sistema em suas respectivas pastas. A intenção é fazer com que todas as Secretarias já o tenham implantado até o mês de agosto de 2010. A empresa que vai fornecer esse software, nos entregará um levantamento e cadastro de todo o patrimônio do Estado (bens móveis e imóveis). Com isso poderemos completar o ciclo de modernização da gestão pública com o apontamento das demandas, o orçamento disponível, compra consciente, bem como com a destinação mais eficiente dos produtos”, explicou o secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação Social do Estado, Eumar Roberto Novacki.

Novacki disse que a compra desse ‘programa’ é mais um exemplo de busca pela eficiência por parte do Governo do Estado. “Quando o Estado consegue economizar nas ‘áreas meio’, sobra mais dinheiro para investir nas ‘áreas fim’ como educação, saúde, segurança, infraestrutura e ação social. Mato Grosso tem conseguido isso por meio da modernização da gestão, que otimiza os gastos públicos”, disse.

ORÇAMENTO

A reunião da tarde desta terça-feira (13.10) serviu para que, mais uma vez, o governador pedisse aos secretários que pisem no freio, segurem os gastos, cortem todas as despesas possíveis, para que não haja nenhuma pendência orçamentária ao final da gestão.

“Desde o ano passado viemos trabalhando com os secretários, o fato de que não haveria nenhuma suplementação orçamentária fora das pastas de Educação, Saúde, Segurança, e Ação social. Todos os projetos e obras começados nesta gestão serão concluídos. Quando falamos em contenção de despesas é só um lembrete para que os secretários não inventem/comecem nada de novo, que precise de mais recursos, pois ao contrário dos anos anteriores não teremos aumento de arrecadação”, lembrou Novacki.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153207/visualizar/