Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 13 de Outubro de 2009 às 21:26
Por: Márcio Falcão

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para parabenizá-lo por ter sido premiado com o Nobel da Paz. A conversa durou cerca de dez minutos. O Palácio do Planalto não divulgou detalhes do telefonema.

Na semana passada, o presidente Lula já tinha enviado um telegrama cumprimentando o colega norte-americano pelo prêmio. Lula também afirmou que o Prêmio Nobel da Paz entregue ao presidente dos Estados Unidos estava em boas mãos. Lula disse que as medidas anunciadas por Obama contra a construção de armas nucleares devem ter motivado a escolha pelo comitê.

"Acho que o prêmio está em boas mãos e que espero que a paz aconteça definitivamente no mundo e que a gente não tenha bomba nuclear. [...] Eu acho que o prêmio é uma conquista de um presidente que anunciou medidas importantes para conter o armamento nuclear e acho que isso certamente fez com que os homens dessem o prêmio para ele", disse.

O presidente disse que o prêmio deve ser dividido com o eleitor americano que fez de Obama o primeiro presidente negro a ocupar a Casa Branca.

"Eu já mandei um telegrama ao presidente Obama e talvez eu converse com ele na tarde de hoje. Eu acho que o Obama certamente vai partilhar o prêmio que ele ganhou com o grande gesto do povo americano nas últimas eleições dos Estados Unidos, quando elegeram, pela primeira vez, um negro presidente. Esse é um feito extraordinário e eu acho que precisa ser premiado de todas as formas", afirmou.

A escolha de Obama gerou críticas. Alguns especialistas consideraram prematura a premiação e ainda afirmaram que os Estados Unidos estão envolvidos em duas guerras.

O próprio americano afirmou, em discurso na Casa Branca, que não merecia estar "na companhia de tantas figuras notáveis que já ganharam esse prêmio, pessoas que inspiraram muita gente no mundo e até a mim mesmo."

O líder anticomunista polonês e Nobel da Paz em 1983, Lech Walesa, disse nesta sexta-feira que achava cedo demais conceder o prêmio a Obama. "Quem? Obama? Muito rápido. Ele não teve tempo de fazer nada até agora", declarou aos jornalistas em Varsóvia.

Obama conquistou o Prêmio Nobel da Paz na sexta-feira passada por dar ao mundo "esperança de um futuro melhor" com seus trabalhos para a paz e pedidos para redução do arsenal nuclear.

Primeiro presidente negro de seu país, Obama pediu pelo desarmamento e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio e estender diálogo a países como Irã e Coreia do Norte.

Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153213/visualizar/