Agências de Mato Grosso reabrem hoje
As agências bancárias voltam a funcionar normalmente hoje. Em assembleia realizada ontem à noite, os bancários aceitaram a proposta oferecida pelos banqueiros em rodada de negociação na quarta-feira e decidiram retornar ao trabalho depois de 15 dias com os braços cruzados.
Entre os principais acordos está o pagamento de 1,5% de ganho real, além dos 4,5% de reajuste previstos na inflação, totalizando 6% de aumento nos vencimentos dos trabalhadores. Ontem, as agências do Bradesco funcionaram normalmente, por força de uma liminar.
Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários em Mato Grosso, Arilson da Silva, entre os benefícios conquistados pela categoria está a participação nos lucros dos bancos, que vai variar entre 5% e 15% ao ano, licença maternidade de 6 meses e alteração no plano de cargos e salários com reajuste de 3% sob o piso inicial.
No caso do Banco do Brasil, foi dada garantia de contratação de 10 mil novos funcionários para as agências, além de isonomia com relação ao recebimento de abono assiduidade, para quem não falta ao trabalho. Ficou mantido o auxílio creche por 83 meses.
Durante o movimento de greve, 118 agências permaneceram fechadas em Mato Grosso, sendo que em Cuiabá e Várzea Grande a adesão foi de 96% e no interior de 70%. No período de negociações, o HSBC, o Unibanco, o Itaú, o Santander, o Bradesco e o Banco Real moveram ações judiciais no sentido de impedir a paralisação.
Contudo, apesar de decisões favoráveis, Arilson garante que apenas o Bradesco conseguiu furar a greve.
Comentários