Federais e estaduais mudam data de vestibulares após mudança do Enem
Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção de muitas universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem. Em 2009, o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame, com 4.147.527 candidatos.
Federais
As universidades federais que já trocaram as datas de suas provas são: UnB (Universidade de Brasília) --que transferiu o PAS (Programa de Avaliação Seriada) para os dias 12 e 13 de dezembro--; a UFC (Universidade do Ceará), que agendou as provas de conhecimentos específicos e redação para 13 e 14 de dezembro; e a UFS (Universidade Federal de Sergipe) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia), que ainda não definiram as novas datas.
Outras duas federais --a de Santa Catarina e de Juiz de Fora-- aceitaram trocar a data de seus vestibulares, porém, a decisão ainda depende dos conselhos universitários das entidades.
Nesta quinta, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) sugeriu mudar a data para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, mas a decisão sobre a nova data só deverá ser anunciada na próxima terça-feira (13).
Estaduais
De acordo com o MEC, as universidades estaduais que aceitaram mudar seus calendários de vestibular foram:
UEA (Universidade Estadual do Amazonas): provas adiadas para os dias 7 e 8 de dezembro;
UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa): mudou para 20 de dezembro;
UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul): nova data agendada para 13 de dezembro;
Uneb (Universidade Estadual da Bahia): mudou para 20 e 21 de dezembro;
UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro): adio a prova discursiva para 13 de dezembro;
UEMA (Universidade Estadual do Maranhão): para 20 de dezembro;
UEAP (Universidade Estadual do Amapá): vestibular adiado para 13 de dezembro;
UEPA (Universidade Estadual do Pará): vestibular adiado para 13 de dezembro;
UEG (Universidade Estadual de Goiás): vestibular adiado para 13 de dezembro;
Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná): vestibular adiado para 13 de dezembro;
Fatec (Faculdade Tecnológica de São Paulo): vestibular adiado para 13 de dezembro;
Unesp (Universidade Estadual Paulista): aceitou trocar a data, mas ainda não definiu quando serão as provas.
Ainda segundo o ministério, da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) ainda não decidiu se muda ou mantém a data de sua prova.
Já a UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi a única instituição estadual que definiu manter a data de seu processo seletivo mas, segundo o MEC, propôs realizar as provas no turno oposto ao do Enem --marcado para começar às 13h.
A USP e a Unicamp informaram que não vão mais utilizar a prova do Enem para compor a nota dos candidatos do vestibular 2010.
Outras universidades
A FGV/EAESP (Fundação Getúlio Vargas) e a EAGS (Escola de Especialistas de Aeronáutica) aceitaram a mudança, mas também não definiram as novas datas.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Segundo o MEC, aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.
O MEC informou ainda que o Instituto Federal Sul-rio-grandense antecipou sua prova para 22 de novembro. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais mudou para 12 e 13 de dezembro e o do Norte de Minas Gerais, para 20 do mesmo mês. O Instituto Federal de Pernambuco trocou para 13 de dezembro. E o do Sertão Pernambucano remarcou para 13 e 14 de dezembro a sua prova.
Senac-SP: deve decidir na próxima semana sobre adiamento do processo seletivo.
Cásper Líbero: data do vestibular coincide com o Enem. Representantes fazem reunião na tarde desta quarta para decidir possível adiamento da prova.
Umesp (Metodista): Nova data do vestibular 2010 será definida em reunião na quinta-feira (8).
Com Folha de S.Paulo
Comentários