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Terça - 06 de Outubro de 2009 às 13:28
Por: Cirlene Lopes

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Máquinas na pista, funcionários trabalhando durante o fim de semana, todos num esforço concentrado para acelerar a conclusão da obra que será entregue no dia 24 de outubro. O asfaltamento de 61,8 quilômetros da rodovia MT 235, conhecida como a ‘Rodovia do Índio’, entre os municípios de Sapezal (480 km a Noroeste de Cuiabá) e Campo Novo dos Parecis ( 396 km a Noroeste) está sendo ansiosamente aguardado pela população.

Jacir Oliveira Amarante, 20 anos, mora em Campo Novo dos Parecis e trabalha há cinco meses na obra de pavimentação. No domingo (04.10) Jacir trabalhava animado com o companheiro Evandro (que veio do Maranhão para executar o serviço). O jovem de Campo Novo está empolgado, pois a rodovia vai beneficiar o trânsito entre as duas cidades. “Foi muito importante, eu sempre vou em festas de Sapezal, jogar futebol, agora vai ficar bom demais. Os carreteiros chegavam a levar uma semana pra conseguir passar nesse pedaço”, comentou Jacir.

Os dois trabalhadores dizem estar gratificados em ver a obra sendo terminada e também esperam pela inauguração. “Ah, com certeza vai ser uma festa só.Todo mundo queria demais esse asfalto, nossa!”, comemora Jacir.

Ademir Vaz Silva trafega no trecho há três anos e sabe que com o asfalto será mais fácil trabalhar. Ele conta que já teve o caminhão atolado no trecho na época das chuvas e demorava até quatro dias para conseguir percorrer apenas 61 km. Ademir mora em Vilhena, Rondônia, é casado e tem dois filhos, e comenta sorridente que andar numa estrada asfaltada permite que ele fique mais tempo com a família. “O tempo que a gente perdia na viagem, atolado, os problemas com pneus, carro estragado, agora vamos poder chegar mais cedo em casa, brincar com os filhos, descansar. Só quem sofre aqui sabe o valor de ter asfalto”, salientou o motorista.

Por atravessar duas aldeias indígenas, Bacaval e Vale do Rio Papagaio, território Utiariti, a obra passou por um longo e delicado processo de licenciamento ambiental. Foi necessária a aprovação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) para a execução, sendo que a licença ambiental só saiu em abril de 2009, tornando a espera para a população em seis 'longos' anos.

A rodovia é utilizada principalmente para escoamento da produção agrícola e representa um sonho de mais de 20 anos de índios e não índios da região.

A obra conta ainda com a pavimentação das áreas de ponto de ônibus nas quatro entradas das aldeias indígenas e do posto de Direito de Passagem – uma cobrança instituída desde 1984 para entrar nas terras indígenas.

O investimento total é de R$ 41,2 milhões recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Além do asfaltamento, estão sendo construídos 270 metros de pontes de concreto sobre os rios Verde (70m), Sacre (70m), Bacaval (40m) e Papagaio (90m), todas com fundação concluída. O investimento nessas obras é de R$ 10,9 milhões.

(Com informações da assessoria de imprensa da Sinfra-MT)





Fonte: Redação/Secom-MT

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