Zoneamento da cana: Produtores mato-grossenses participarão de audiência pública
Produtores rurais de Mato Grosso, especialmente os ligados à área sucroalcooleira, liderados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participarão, nesta terça-feira (06), na Assembléia Legislativa, de Audiência Pública para debater o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar. Preocupados, os produtores pretendem mostrar a importância do setor para a economia do estado e a sustentabilidade da atividade.
A Medida do governo federal, que condena o setor à estagnação preocupa também os parlamentares estaduais. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), disse que a atitude do Governo Federal mais uma vez prejudica a economia do estado. “Parece que o nosso estado virou moeda de troca”, salientou o parlamentar.
Para o presidente da casa, José Riva, o estado está prestes a aprovar o Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico (ZSEE), mas que poderá logo ser invalidado, mediante ações do governo. “O que parece é que o zoneamento será feito por segmento. Como dissemos, primeiro foi a cana. Agora, já teremos problemas com a carne. A sociedade tem que se manifestar e a Assembleia não vai sucumbir diante disso”, declarou.
Entre outros prejuízos, o zoneamento vai impedir investimentos de R$ 2 bilhões em quatro projetos sucroalcooleiros em andamento no estado, sendo dois da Cia Terra, em Tangará da Serra, um em Denise, da CEVN, e um de Juara, da Bioenergia.
“As restrições são fortes contra Mato Grosso, pois deixa 115 municípios de fora do processo de produção. A situação é deplorável e vamos tentar reverter agora por meio de uma ampla mobilização”, afirmou o vice-presidente da Famato, Normando Corral. Segundo ele, a mobilização será de toda a sociedade já que o zoneamento afeta direta, ou indiretamente todos os cidadãos mato-grossenses.
A Audiência Pública acontece amanhã, às 08 horas na Assembleia Legislativa.
Comentários