Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Outubro de 2009 às 18:22
Por: Ronaldo Couto, de Barra do Gar

    Imprimir


O prefeito de Aragarças (GO), Marcos Antônio, o Marcão (PT), afirma que o país não está preparado para enfrentar a Influenza A, a chamada gripe suína. Ele pediu maior empenho dos governos de Mato Grosso e Goiás, já que a região do Araguaia vive uma pandemia. Em Barra do Garças, duas pessoas já faleceram devido à doença. “Eu gostaria de afirmar o contrário, dizer que estamos prontos, mas isso não é verdade. Peço uma atuação mais eficaz do Ministério da Saúde e dos Estados de MT e GO no combate à gripe suína”.

Segundo o prefeito, um dos problemas mais graves é a demora para detectar a doença. O exame realizado no paciente é encaminhado para Cuiabá ou Goiânia e depois para o Rio de Janeiro, onde está o único laboratório capacitado para confirmar a presença do vírus da gripe A. Trata-se do laboratório Adolfo Lutz. O resultado demora 5 dias para ser divulgado. “Demora muito, se fosse mais rápido, ajudaria no combate ao vírus junto ao paciente. Já tivemos um óbito porque demoraram para diagnosticar a doença” salientou.

“Temos que trabalhar juntos para enfrentar essa situação” ponderou. O secretário de Saúde de Aragarças, Wladimir Marcelo, alertou para o risco da população se automedicar e citou o caso do prefeito de Sanclerlândia (GO), Carlos Magalhães dos Santos, que faleceu no final de agosto, vítima da nova gripe. “O prefeito morreu porque pensou que era resfriado comum e ficou tomando analgésico, o que mascarou os sintomas da gripe suína, que o vitimou depois. Por isso, é importante não se automedicar” acrescentou. Após a morte do prefeito, outras duas pessoas já faleceram devido à doença no município.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153974/visualizar/