MT Regional realiza Dia Especial da Seringa em Pontes e Lacerda
Para difundir a cultura da heveicultura no município de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), o coordenador da cadeia produtiva da heveicultura do MT Regional, Israel Antunes Marques propôs junto à administração local de se realizar o Dia Especial da Seringa. A idealização do evento aconteceu no dia 24 de setembro e contou com a presença dos superintendentes dos consórcios intermunicipais Vale do Guaporé e Complexo Nascente do Pantanal, Nilmar Miotto e Donisete Antonio da Silva, além do secretário municipal de Fomento a Agropecuária, Indústria e ao Comércio, Edward Rodrigues. Na ocasião, foram realizadas visitas técnicas em viveiros de seringa em propriedades da região.
Os locais visitados foram implantados de acordo com o Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso – MT Floresta. No entanto, a iniciativa tem por finalidade criar uma nova mentalidade junto aos proprietários rurais quanto ao valor da cobertura florestal de suas propriedades.
De acordo com o cronograma, no dia 25 de setembro, o projeto foi exposto aos prefeitos da região, que mostraram interesse e se comprometeram de levar a ideia aos produtores rurais de seus municípios, convidando-os para participar do evento.
O Dia Especial da Seringa acontecerá em 13 de novembro, com o intuito de despertar nos proprietários de terras o interesse de cultivar seringueiras, mostrando através de palestras a forma de cultivo, extração do látex para produção de borracha, financiamentos para adesão do projeto, lucros entre outros.
O projeto visa à plantação de módulos de no mínimo seis hectares por propriedade, o que corresponde a três mil pés. O tempo de cultivo é de aproximadamente sete anos.
O evento recebe apoio dos Consórcios Intermunicipais, Vale do Guaporé e Complexo Nascente do Pantanal; Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM); empresa âncora Agropecuária Guaporé; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder); Banco do Brasil; Sicredi; Banco da Amazônia; Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato); Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); entre outros.
Comentários