Ritmo cai, mas Mato Grosso se mantém maior fornecedor
Mato Grosso é o maior fornecedor de carne bovina do Brasil, respondendo sozinho por 13,6% do volume de abates feito pelos estabelecimentos fiscalizados, como revela a estatística da Produção Pecuária do IBGE.
Os números asseguram a hegemonia mato-grossense na pecuária de corte – detentor do maior rebanho do Brasil com mais de 26 milhões de cabeças – entretanto, traduzem os problemas enfrentados pelo segmento, agravados após a eclosão da crise mundial que reduziu o capital de giro das indústrias frigoríficas e levou 15 delas a fechar as portas em Mato Grosso. Diante deste cenário, o volume de cabeças abatidas reduziu 6,6% comprando os volumes contabilizados no segundo trimestre de 2008 contra mesmo período de 2009.
Nos meses de abril, maio e junho de 2008 foram 995,28 mil cabeças abatidas, contra 929,65 em igual período deste ano.
Como já vinha ocorrendo durante o primeiro trimestre, grandes frigoríficos ainda estão tendo que equilibrar seus custos à nova realidade, ajustando suas escalas de produção, que trabalham num cenário ainda de baixa, impossibilitando a recuperação das recentes demissões ocorridas no setor, como observa o IBGE. No país, neste mesmo período de comparação, há redução de 10,2% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Comentários