Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 30 de Setembro de 2009 às 01:19

    Imprimir


De 24 mandados de prisão preventiva expedidos pelo juiz Marcelo Aguiar Machado, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, a Polícia Federal, numa ação conjunta com a secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública, conseguiu prender nesta terça 13 acusados de tráfico internacional de drogas. Quatro deles, presos em Cuiabá, são policiais civis, entre eles Vagner Amorim, Adalto Carvalho e Jocenil Paula França. Agentes cumpriram ainda outros 42 mandados de busca e apreensão na Operação Maranello.

O RDNews conseguiu os nomes dos 24 que estão com preventivas decretadas - confira a relação logo abaixo. Um dos "cabeças" da organização em Mato Grosso, segundo a polícia, era o advogado Edésio Ribeiro Neto, o Binho. Ele foi enqudrado por tráfico de drogas e por lavagem de dinheiro. A PF pediu também o bloqueio e sequestro dos bens adquiridos a partir de 2004 e valores depositados em contas bancárias. Foram apreendidos joias, relógios e diversos carros de luxo, incluindo uma Ferrari.

A Polícia Civil iniciou a primeira fase da investigação no final do ano passado. Sete meses depois, conseguiu apreender quase 400 quilos de cocaína na Fazenda Sete Irmãos, em Barão de Melgaço. Na ocasião, cinco pessoas foram presas, incluindo dois investigadores da Polícia civil. Na segunda etapa, entrou em ação a PF, que conseguiu desarticular outros membros da organização e combater crimes como tráfico de drogas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, o dinheiro do tráfico de entorpecentes era dividido e depositado em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. A partir daí eram feitas movimentações financeiras em nome de terceiros com objetivo de disfarçar a origem do dinheiro. Essas transações financeiras ultrapassaram a R$ 3 milhões. As empresas utilizadas para a lavagem de dinheiro estavam em nome de membros da organização criminosa, de seus familiares e de terceiros, tanto empresas "de fachada" quanto empresas ativas instaladas em três Estados.

Os presos prestaram depoimento e foram encaminhados à Polinter e à Penitenciária Central do Estado (antigo Pascoal Ramos), em Cuiabá. Já os agentes da Civil envolvidos foram para a unidade prisional indicada pela pasta da Justiça e Segurança Pública. Os presos podem pegar de 5 a 15 anos de prisão.

Denunciados por lavagem de dinheiro...

Edésio Ribeiro Neto, o Binho

Wagner Rodrigo de Amorim

Adonai Novaes de Oliveira

Jackson Luiz Costa Conceição

Danuza Soares Lenzi

Thais Lenzi Ribeiro

Isabel Martins de Oliveira

Mário Márcio Nascimento dos Santos

Munir Hammoud

Marcelo José Hardman Medina

Wedersander de Paiva

Daniel da Silva Guia

Alexandre Zangarini

Michelle Regina de Paula Zangarini

Moacir Francisco de Paula Zangarini

Ricardo da Costa Silva

Rodolfo da Costa Silva

Jony da Costa Silva

...e por tráfico de drogas

Edésio Ribeiro Neto, o Binho

Wagner Rodrigo de Amorim

Adonai Novaes de Oliveira

Jackson Luiz Costa Conceição

Mário Márcio Nascimento dos Santos

Neuri Alves da Silva

Jocenil Paulo de França

Munir Hammoud

Marcelo José Hardman Medina

Daniel da Silva Guia

João José Soares do Nascimento

Alaor Gomes Correa Júnior

Manoel Osmário Batista Correa

Alencar Novaes de Oliveira

Roberto Carlos Pereira

Marcelo da Silva Pereira

Rubens Antero da Costa Ribeiro

Helder Pereira Diniz

Antonio Martins de Assis

Edilson Amorin do Nascimento

Aroldo Fernandes da Luz

Vitor Alexandre Fraga Queiroz

Enivaldo Fernandes de Souza

Francisco Fernandes de Souza





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154144/visualizar/