Acadêmicos da Unemat encaminharão abaixo-assinado por duplicação da MT-358
O acidente que vitimou a jovem universitária Patrícia Buckmaier, de 21 anos, na terça-feira da semana passada, desencadeou um clima de comoção no campus local da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A estudante faleceu ao se envolver numa colisão na MT-358, no trecho entre o campus e a entrada do perímetro urbano de Tangará da Serra.
Na última quinta-feira, lideranças do campus começaram a coletar assinaturas com o objetivo de reivindicar a duplicação do trecho da rodovia em frente à universidade. O abaixo-assinado será entregue à direção do campus que, por sua vez, encaminhará ao governo do Estado. O objetivo é encaixar a duplicação no pacote de obras de recuperação da MT-358 entre Tangará da Serra e Nova Olímpia.
Segundo a auxiliar administrativa da instituição, Luciane Sávio, que coordena o abaixo-assinado com o apoio da direção do campus, somente entre a comunidade acadêmica deverão ser coletadas cerca de 2,5 mil assinaturas. “Vamos buscar mais assinaturas em outras instituições, entidades e também em diversos pontos espalhados pela cidade”, disse, lembrando que cópias do abaixo assinado serão entregues também às autoridades constituídas de Tangará da Serra e da região.
Luciane Sávio revelou que o reitoria do Campus, sediada em Cáceres, deverá pleitear uma audiência com o governador Blairo Maggi nos próximos dias. O movimento, segundo Luciane, também conta com o apoio das lideranças do setor de transportes da cidade. Ela revelou que não estão descartados, da parte das lideranças dos caminhoneiros, nos próximos dias, bloqueios simbólicos de uma hora na rodovia para reforçar o movimento pela duplicação.
MOBILIZAÇÃO – Um grande número de integrantes da comunidade acadêmica participou ontem da missa de sétimo dia do falecimento da universitária Patrícia Burkmaier. A celebração religiosa foi realizada na Igreja Matriz e, após, foi realizado uma passeata pela Avenida Brasil com desfecho na Câmara Municipal.
Segundo Luciane Sávio, a mobilização teve o objetivo de sensibilizar as autoridades locais dos perigos que o trecho da MT-358 entre a saída de Tangará e o campus da Unemat representa tanto aos universitários como para todas as pessoas que transitam pelo local.
Comentários