Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Setembro de 2009 às 22:34

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou hoje a aparência do novo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Padilha assumiu hoje a pasta no lugar de José Múcio, que assumirá uma vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

Aos 38 anos, Padilha será o mais novo ministro da equipe de Lula. Mas o presidente disse que Padilha parecia ser mais velho que ele.

Lula ironiza aparência de velho de mais novo ministro e defende o Congresso Novo articulador político de Lula foi "cara-pintada" e viveu 4 anos na Amazônia

"Eu estava pensando que você tinha uns 58 anos, que você era mais velho do que eu. Se você disse, eu não tenho como duvidar. Se mentisse para mim na posse teria uma vida muito curta", disse Lula.

O presidente deu uma bronca em Padilha pelo fato dele não ter mencionado os nomes dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Orçamento). "Agora, quero dizer que não faltará ajuda do José Alencar [vice-presidente], mas você vai saber o peso da Casa Civil na sua decisão de não elogiar a ministra Dilma, não elogiar o Paulo Bernardo, o homem do Orçamento que você vai procurar para liberar o dinheiro que você precisa e que vai contar muito nas coisas que você precisa daqui para frente", afirmou Lula.

Lula saiu em defesa do Congresso e afirmou que nunca fez críticas aos deputados e senadores. Sem lembrar dos ataques feitos quando o Senado acabou com a CPMF, Lula disse que é preciso respeitar o Congresso, que no dia da eleição, representa a cara da sociedade.

"Talvez eu passe pela história como o único presidente que não tenha feito críticas nem nos bons nem nos maus momentos ao Congresso. Eu, mesmo quando tenho que dizer, não digo. A gente precisa aprender a respeitar o Congresso Nacional porque com todos os defeitos que ele tem, é a cara da sociedade brasileira no dia das eleições", afirmou.

O presidente recomendou a Padilha cautela e diálogo com os parlamentares e cobrou unidade com partidos da base.

"Muita gente acha que deputado é chato, senador é chato e que só vão pedir alguma coisa, mas tem que ter reciprocidade, compreensão. A gente não pode ter relação com deputado e senador quando estamos no sufoco para ter maioria para votar alguma coisa lá dentro. Tanto eles precisam que o governo contribua para que as coisas aconteçam no Congresso, como nós. E tem que ter base aliada", disse.

Lula brincou com o discurso de posse de Padilha, no qual o novo ministro se declarou da geração lulista e destacou a relação com o PT. "Se eu soubesse que ele é tudo o que ele disse, eu tinha escolhido alguém menos petista, menos lulista para ser ministro. De qualquer forma, como não sabia que era tão lulista e petista e conheço seu trabalho com prefeitos, governadores, ajudando o Múcio [antecessor de Padilha, José Múcio Monteiro] a coordenar eu quero te dizer que você tem tudo para se transformar numa grande revelação política", afirmou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154228/visualizar/