Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Setembro de 2009 às 10:48
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 19 à 23 de outubro a ´Semana da Hanseníase e Tuberculose´. Como parte da programação uma tenda será montada na Praça da Bíblia onde profissionais da saúde realizarão atendimentos e encaminhamentos de pessoas que apresentarem algum sintoma das doenças. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Loidjane Lopes Marques, explica que os casos suspeitos levantados durante a ´Semana´ serão encaminhados ao Posto Central, onde os pacientes farão exames e receberão atendimento do médico Cláudio Cosani no mesmo dia. Na oportunidade, segundo a coordenadora, todas as Unidades também farão buscas ativas de pacientes.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que em 2008 foram registrados 43 casos de Tuberculose, deste número nove que abandonaram o tratamento. Já em 2009, o número diminuiu para 27 casos. Já para os casos de hanseníase, em 2008 houve 237 registros e 11 abandonos do tratamento. Neste ano até o momento existem 102 casos da doença. Uma preocupação para o setor de saúde, que segundo a coordenadora, revela que existe muito mais casos da doença, principalmente Hanseníase, mas que ainda não foram descobertos. “A Hanseníase é uma doença muito perigosa, que se agravada o paciente poderá ficar com incapacidades físicas”, diz.

O trabalho da secretaria, explica Loidjane, é voltado também para busca de contatos e pessoas que convivem com os doentes, a fim de que exames sejam feitos, para detectar se a doença foi retransmitida. “A transmissão é muito grande. Muitas vezes elas nem percebem que apresentam os sintomas, ou que alguma mancha suspeita apareceu em uma determinada região de seu corpo”, relata. Por isso, ressalta a coordenadora, é muito importante para a saúde da pessoa que fique atenta e diante de qualquer sintoma procure imediatamente o serviço médico. “A hanseníase e a tuberculose tem cura, desde que o tratamento seja feito até o fim, sem interrupções”, comenta Loidjane.

TUBERCULOSE - Os principais sintomas são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Outros órgãos além do pulmão podem ser afetados tais como as meninges (meningite), ossos, rins, coração e outros. A Tuberculose pode matar desde que não seja diagnosticada e tratada. Os pacientes com tuberculose não podem abandonar por conta própria o tratamento, pois isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.

HANSENÍASE - Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, área de pele seca e com falta de suor, área da pele com queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas, área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.

Alguns casos apresentam doença sistêmica (que afeta todo o organismo). Eles são mais avançados e muitas vezes o diagnóstico não é lembrado. Por isso é importante observar os sinais e sintomas descritos a seguir e, na hipótese diagnóstica de hanseníase procurar o médico.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154295/visualizar/