Repórter News - reporternews.com.br
Estreitamento de pista na avenida do CPA provoca lentidão e traz riscos
Com o tráfego de veículos sofrível nos horários de pico, devido à construção do viaduto da Sefaz, nas proximidades do shopping Pantanal, a avenida Rubens de Mendonça (avenida do CPA) viu a ampliação dos transtornos naquele trecho devido ao estreitamento da pista. Na passagem sentido Centro-bairro, bem em frente ao Grande Templo da Assembleia de Deus está sendo erguido um pilar. Mesmo no final de semana, houve congestionamentos e lentidão do tráfego no local.
Com a intervenção que teve início na noite da última sexta-feira (5), necessária para o avanço das obras do viaduto da Sefaz, o estreitamento duplo, para passagem de um veículo por vez em uma espécie de ‘funil’, exige total atenção e habilidade dos motoristas em um trecho de aproximadamente 50 metros. No local, os motoristas estão, na prática, atravessando o miolo da obra em construção, justamente na parte onde estão concentrados os trabalhos mais importantes atualmente. Devido à constante passagem de carros, operários atuam com cuidado redobrado para evitar acidentes ou queda de material sobre a pista ou veículos.
A responsabilidade de manter a pista liberada foi tomada pelas equipes de engenharia de tráfego e interferências que optaram pela não interdição total da via. É provável que, em breve, após a conclusão do pilar, seja necessário o bloqueio total para a cobertura da área que compreende a pista suspensa do viaduto.
O espaço central gerado com essa divisão, está sendo utilizado para montagem de uma estrutura necessária para a execução de novas atividades relacionadas à construção do viaduto, que incluem o lançamento das formas e ferragens, que serão usadas para concretagem das vigas do elevado.
Já convivendo com os congestionamentos nas proximidades do shopping pantanal, motoristas terão que enfrentar essa nova situação por tempo indeterminado. Para minimizar os riscos, os responsáveis pela obra sinalizaram a via para orientar os motoristas e pedestres. De acordo com o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, que toca a obra, durante os fins de semana haverá bloqueios temporários no fluxo de veículos, para descarregamento das estruturas metálicas das vigas.
Com uma estrutura que lembra uma montanha russa, o viaduto da Sefaz integra o pacote do VLT. A obra prevê a edificação de um elevado de 278 metros em forma de ferradura e servirá para a circulação exclusiva de veículos no sentido Centro-CPA, como opção de retorno para acesso ao Centro Político e Administrativo ou retorno à região central. Os trens do VLT passarão por baixo do viaduto.
Prainha e Escolástico – Enquanto na região do CPA, as obras do VLT afunilam o trânsito, novas intervenções já estão na programação do consórcio que trabalha na implantação do novo sistema. As interdições das avenidas Prainha e Escolástico, que já deveriam ter ocorrido e foram adiadas, estão previstas para as próximas semanas. Para isso, o consórcio só depende de liberação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que ainda analisa material coletado nas primeiras escavações realizadas na Prainha.
Fonte:
Olhar Direto
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15438/visualizar/
Comentários