Vacina contra gripe comum aumenta risco de contrair gripe suína, sugere estudo
Resultados preliminares de quatro estudos realizados no Canadá sugerem que as pessoas que se vacinam contra a gripe comum podem ter mais risco de contrair a gripe suína.
Segundo afirmou nesta quinta-feira (24) a televisão pública canadense, os pesquisadores responsáveis pelos quatro estudos que ainda não foram publicados concluíram que as pessoas vacinadas antes contra a gripe comum tiveram mais chancese de ser infectadas com o vírus A (H1N1), da nova gripe.
Cerca de 2 mil pessoas participaram dos estudos, realizados nas províncias de Colúmbia Britânica, Quebec e Ontário.
Pelo menos um dos estudos foi enviado a uma revista médica, o que limita a quantidade de informação que pode ser divulgada antes de sua publicação.
Don Low, chefe de microbiologia do Hospital Mount Sinai, em Toronto, disse que os resultados "são muito preliminares".
"Esta é uma evidência que circulou. Mas não foi validada ainda" acrescentou.
Low disse que, no caso de doenças como dengue, quando uma pessoa é infectada com um vírus ou uma bactéria, o sistema imunológico cria anticorpos que podem tornar mais fácil a entrada de outra cepa do mesmo vírus.
De forma paralela a estes estudos, as autoridades de saúde da província de Quebec estão considerando eliminar este ano, ou pelo menos adiar, a campanha de vacinação contra a gripe comum para alguns grupos, como pessoas em bom estado de saúde e adultos jovens.
Comentários