Evento na Fiemt mostrará possibilidades de negócios
É esperada a presença do cônsul de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, que assistirá a uma apresentação das potencialidades dos setores da indústria, agricultura, comércio e pecuária de Mato Grosso. De acordo com uma das coordenadoras da Aprig que organiza a visita, Ana Flávia, a ideia é firmar parceria para que empresas mato-grossenses produtoras de alimentos abram filiais naquele país. Ela ressalta que 70% do alimento consumido em Cabo Verde é importado.
"Eles compram carne da Argentina, que por sua vez compra do Brasil, ou seja, Cabo Verde paga mais caro porque negocia com um "atravessador". O encontro visa justamente viabilizar a Cabo Verde a oportunidade de comercializar alimentos diretamente com o Brasil. E, para isso, nada melhor do que negociar direto com Mato Grosso, que é referência no país no ramo da agricultura e do agronegócio."
Na opinião do superintendente da Fiemt, José Carlos Dorte, esta é uma das oportunidades para aproximar as relações comerciais entre Brasil e Cabo Verde. "Eles importam de tudo e como Mato Grosso é um grande exportador de alimentos, um mercado a mais não faz mal a ninguém", avalia ao complementar que é um país situado em ilha com uma população da aproximadamente 500 mil habitantes, o equivalente à população da capital mato-grossense.
Este ano já foram feitos vários encontros deste tipo, com representantes da Câmara Árabe, China, Dinamarca, Rússia, Alemanha entre outros. Estas ações são feitas por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) com o objetivo de fortalecer o comércio exterior entre os países. O workshop é gratuito e as vagas são limitadas.
Comentários