8 mortes são confirmadas por Influenza A no Estado
Das 16 mortes notificadas, 8 foram confirmadas por meio de exames laboratoriais como causa da morte a contaminação pelo Influenza A (H1N1), 4 casos são investigados, exames de 3 pacientes deram negativo para a gripe suína e 1 pessoa teve a confirmação da infecção por Influenza Sazonal.
Os óbitos positivos pela gripe suína ocorreram em Sorriso (1), Rondonópolis (2), Primavera do Leste (1), Barra do Garças (1), Várzea Grande (2) e Diamantino (1). Os resultados dos exames laboratoriais são aguardados pelas Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Santa Carmem (1), Nobres (1), Primavera do Leste (1) e Cuiabá (1).
Entre as 553 notificações da doença que evoluíram para a cura, 72 foram confirmadas para a contaminação pelo vírus da gripe suína, 103 foram descartadas, 62 aguardam resultado. As 289 pessoas que apresentaram sintomas leves da doença não tiveram material coletado. Outras 27 pessoas tiveram a confirmação para Influenza Sazonal.
Dos 72 casos confirmados em Mato Grosso, 22 ocorreram em Cuiabá, 1 em Alta Floresta, 4 em Cáceres, 3 em Campo Novo dos Parecis, 2 em Campo Verde, 5 em Barra do Garças, 4 em Lucas do Rio Verde, 8 em Primavera do Leste, 8 em Rondonópolis, 1 em São Pedro da Cipa, 4 em Sinop, 5 em Sorriso e 5 em Tangará da Serra.
Prevenção - A SES continua orientando a população a se prevenir contra a doença, por meio dos cuidados básicos de higiene. As recomendações são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Pessoas com gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, portanto não devem frequentar as aulas, trabalho ou outras atividades fora do domicílio no período de até 7 dias ao iniciar os sintomas.
Comentários