Consumo de energia elétrica recua pelo 9º mês consecutivo, diz EPE
Em relação a julho, entretanto, o consumo total segue em recuperação, com alta de 3% frente a julho. Nesta comparação, a indústria registra incremento de 3,6%, o maior desde dezembro de 2008.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que, em comunicado, ressaltou que a retomada no consumo industrial foi notado em todas as regiões, e tanto entre os consumidores livres quanto os cativos.
"São evidentes os sinais de recuperação da indústria no que tange à demanda por eletricidade desde a ocorrência da crise financeira mundial", informa a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.
Em relação a agosto de 2008, o consumo residencial teve expansão de 6,4%. Já a demanda por parte do comércio subiu 2,9% na mesma comparação.
No acumulado de janeiro a agosto, o consumo de energia elétrica em todo o país tem retração de 2,6% em relação a igual espaço de tempo no ano passado. Na indústria, houve queda de 10,8% no período; o consumo residencial, por outro lado, cresceu 5,7%, e o comércio consumiu 5,4% a mais do que nos oito primeiros meses de 2008.
Nos últimos 12 meses terminados em agosto, o consumo total tem redução de 0,8%. Mais uma vez, a indústria apresenta queda significativa, com recuo de 7,2%. O consumo do comércio tem alta de 5,8% nos últimos 12 meses, e as residências demandaram 5,7% a mais do que nos 12 meses imediatamente anteriores.
Comentários