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Economia
Segunda - 08 de Julho de 2013 às 07:13
Por: DÉBORA SIQUEIRA

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Energia elétrica, água e esgoto e telefonia fixa são as principais reclamações registradas na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon Estadual) no primeiro semestre de 2013. Dos 8.791 processos administrativos registrados este ano, 2.960 são por estes serviços. Os principais problemas relatados pelos consumidores foram referentes às cobranças indevidas ou abusivas nos serviços mencionados considerados como essenciais. 



 
A segunda área mais reclamada no Procon neste primeiro semestre foi ‘Assuntos Financeiros’ com 2.178 reclamações. Bancos, cartões de crédito e outros tipos de contrato foram os mais reclamados, principalmente, por cobranças indevidas, referente a tarifas e serviços desconhecidos pelo consumidor, além de juros considerados abusivos. 



 
Dentre os produtos, os consumidores fizeram 345 registros de reclamação de aparelho de telefone, 155 de microcomputador e 136 queixas de móveis para quarto. Os casos mais recorrentes são por danos/defeitos e não cobertura dos direitos assegurados durante o período de garantia do produto. 



 
O assunto mais reclamado em ‘Serviços Privados’, quarto lugar do ranking, foi de TV por Assinatura com 348 registros. Já os provedores de acesso á internet tiveram 217 consumidores insatisfeitos. O não cumprimento das ofertas anunciadas foi o principal motivo das reclamações. 



 
Já a área de Habitação recebeu 122 registros dos consumidores. O setor de saúde ficou em sexto lugar no ranking com 114 reclamações, sendo a maior parte relacionada aos planos de saúde regulamentados, planos odontológicos e convênio de assistência médica e odontológica.



 
O Procon Estadual atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.





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