Botafogo encaminha vaga contra Emelec e ganha moral para Brasileiro
Se no Campeonato Brasileiro a fase não é boa, o Botafogo trata de melhorar seu moral na Copa Sul-Americana. Jogando bem e retomando a confiança, o time carioca venceu o Emelec por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Engenhão, e encaminhou a classificação para as quartas de final da competição. Além disso, o time volta com moral para o Campeonato Brasileiro, no qual luta para fugir do rebaixamento.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Equador. O vencedor do confronto pega quem passar de Goiás x Cerro Porteño.
O Emelec esboçou um equilíbrio apenas no início do jogo, explorando os contra-ataques e fazendo o goleiro Jefferson se movimentar. Aos poucos, o time da casa impôs seu ritmo de jogo e, mesmo em má fase, conseguiu exibir um futebol até certo ponto convincente.
O meio-campista Renato, que substituiu o machucado Reinaldo, prometeu que iria ao ataque e cumpriu. Sempre chegando na frente e auxiliando André Lima, único atacante em campo, Renato explorou os chutes de longe e levou perigo ao Emelec em um lance aos 9min, quando girou dentro da área e tocou à esquerda do gol.
A bola parada também foi arma do Botafogo, sempre pelos pés de Juninho. Em uma cobrança de falta perigosíssima, o zagueiro quase abriu o placar, soltando uma bomba que passou raspando o travessão de Elizaga.
Mas o dia era de Renato. Aos 45min, em mais um bom avanço do Botafogo, Gabriel cruzou na área e o meio-campista apareceu no meio de dois zagueiros e do goleiro Elizaga. Mesmo assim, Renato subiu mais do que todos e cabeceou para o gol vazio, deixando o time em vantagem antes do intervalo.
O segundo tempo começou igual, com o Botafogo sempre no comando das ações e com chances até de golear. No início, Gabriel recebeu lançamento pela esquerda e chutou com força, raspando a trave do Emelec.
Gol, mesmo, só aos 18min. Depois de bela jogada pela esquerda, Juninho fez a função de lateral e cruzou na cabeça de André Lima, que escorou para o fundo das redes.
Estevam Soares aproveitou para fazer alterações e lançar nomes que ainda estão se entrosando ao time, como o atacante Ricardinho. Ele quase deixou seu gol no final, ao acertar uma bomba na trave. O importante para o Botafogo, porém, foi a recuperação da confiança perdida, que será fundamental na tentativa de evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Gols
Botafogo: Renato, aos 45min do 1º tempo; André Lima, aos 18min do 2º tempo Emelec:
Esquema Tático do Botafogo
3-6-1
Jefferson, Emerson, Juninho e Wellington; Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Jônatas (Fahel), Lucio Flavio, Renato (Ricardinho) e Gabriel (Alessandro); André Lima. Técnico: Estevam Soares
Esquema Tático do Emelec
4-4-2
Elizaga, Achiller, Fleitas, Mina e Aguirre; Brán (Rivera), Quiróz, Perez (Estacio) e Raponi; Peirone (Mendoza) e Rojas. Técnico: Gabriel Perrone
Cartões Amarelos
Botafogo: André Lima
Emelec: Aguirre, Brán, Raponi
Árbitro
Carlos Galeano (PAR)
Local
Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Comentários