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Domingo - 07 de Julho de 2013 às 21:57
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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Um terço das obras do pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foram executadas na Grande Cuiabá, segundo aponta o 5º relatório de acompanhamento das obras da Copa do Mundo, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e divulgado na última quarta-feira (3).


 
Segundo o relatório, que tem como referência o estágio da obra em 30 de maio deste ano e leva em consideração a evolução físico-financeira da obra, 34,03% da obra já haviam sido concluídos.


 
Isso é visto como um avanço significativo em relação a ultima medição da obra, em 30 de abril, que apontava que 27,6% dos trabalhos haviam sido realizados.


 
No entanto, o avanço não foi suficiente para evitar o registro de atraso no cronograma que, segundo o documento, varia de 120 a 150 dias.


 
Isso porque, segundo o documento, até a data de fechamento do relatório, 59,05% do trabalho já deveriam ter sido executados.


 
O atraso coloca em xeque o cumprimento do cronograma divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que prevê a entrega da obra em 13 de março de 2014 – a apenas três meses da realização do Mundial de futebol no Brasil.


 
Orçada em R$ 1,477 bilhão e iniciada no 2º semestre do ano passado, a obra já consumiu R$ 872,6 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado.


 
A obra


 
O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.


 
O projeto inclui não apenas a implantação do novo modal de transporte coletivo, como a construção dos vagões de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.


 
Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.


 
Atualmente, já estão em andamento em Cuiabá as obras dos viadutos da UFMT, Beira Rio e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel Duarte e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.


 
Também já tiveram início na Capital a implantação dos canteiros de obras para construção mais uma ponte sobre o Rio Cuiabá – paralela à ponte Júlio Müller – e a construção de duas pontes sobre o Rio Coxipó.


 
Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; do Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar (ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon); e a adequação da Avenida João Ponce de Arruda para a implantação dos trilhos.


 
Também já estão em andamento, fora do país, a construção dos vagões e dos trilhos que serão usados na Grande Cuiabá e que, segundo a Secopa, começam a chegar na Capital no segundo semestre deste ano.





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