MT fica em 11° no ranking do Indice de Desenvolvimento Municipal
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na semana que passou, o Índice Firjam de Desenvolvimento Municipal. Esse índice mede o nível de desenvomvimento dos municípios em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Em nível de Brasil, Mato Grosso ficou da 11ª posição no ranking com a média de 06,545 pontos, acima da média entre os Estados. que foi de 06.375, mas bem abaixo da média geral do Brasil, que atingiu 07.376.
Dos três índices pesquisados, Mato Grosso tem o pior desempenho na questão de geração de emprego e renda, que ficou bem abaixo da média nacional . Nesse item, Mato Grosso alcançou o índice 05.667, enquanto a média por estado no país, foi de 07.642.
Foi na questão saúde que Mato Grosso obteve o melhor desempenho, atingindo 07.932. A média brasileira ficou em 07.699.
Em nível municipal, a cidade de Lucas do Rio Verde, na região Médio Norte, ficou em primeiro lugar, atingindo o índice 07. 989. Cuiabá, ficou em segundo lugar com o índice 07.653
METODOLOGIA
O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber, Emprego&Renda, Educação e Saúde. A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.
Neste sentido, estipularam-se as seguintes classificações: municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1,0, de alto desenvolvimento.
Comentários