Crédito fácil eleva vendas de apartamentos em Cuiabá
O mercado imobiliário em Cuiabá, no segmento de apartamentos residenciais, talvez nunca esteve tão aquecido. Somente na Capital, através de um levantamento preliminar, pelo menos 800 unidades novas estão disponíveis para comercialização. E esse número não para de crescer.
Segundo Paulo Sério, diretor da Gerencial Construtora, uma das mais tradicionais do mercado, o momento reflete uma conjuntura econômica. "Estamos em uma fase excelente, sobretudo porque está havendo uma oferta de crédito inédita na história. Isso é muito bom para o consumidor, que já não está mais receoso com o estouro da crise mundial, gerada pelo rompimento da bolha de crédito imobiliário nos Estados Unidos", afirmou.
Outro fator positivo, segundo Sério, foi o crescimento da renda da população, sobretudo da classe C. "Esse segmento (classe C) é formado por pessoas que ampliaram suas possibilidades de consumo de uma maneira muito efetiva. E um dos sonhos da classe é adquirir um imóvel próprio", disse.
Erros estratégicos
Apesar desse efeito positivo, Paulo Sério explicou que muitas construtoras erraram na mão na hora de definir seus lançamentos. "Houve um dimensionamento exagerado de várias empresas, que lançaram empreendimentos sem o devido estudo de mercado. O resultado é que hoje existe uma oferta exagerada, com nítida lentidão para a absorção. Em Cuiabá, por exemplo, posso afirmar que no máximo 30% das unidades de padrão mais simples estão sendo absorvidas", disse.
Segundo ele, principalmente as construtoras vindas de fora têm encontrado dificuldades para essa absorção. "Muitas dessas empresas se empolgaram e fizeram uma leitura errada sobre o mercado. O que é bom para São Paulo não é bom, necessariamente, para Cuiabá. Resultado: lançaram produtos errados, em locais inadequados e na hora errada", afirmou.
A Gerencial, por exemplo, realiza um amplo estudo de mercado para aferir o perfil do consumidor e todas as demandas relacionadas ao produto. Através dessa política, a construtora cresce nada menos que 62% nos últimos 24 meses. "Nunca lançamos mais do que um empreendimento por ano. Essa é uma estratégia que vem se mostrando correta", disse.
Sério explicou que, além dos consumidores que adquirem as unidades para morar, há um percentual considerável daqueles que investem nos imóveis. "Nesse caso, as unidades menores são as mais interessantes, até pela facilidade de locação ou mesmo venda", disse.
Atualmente, a Gerencial, que está há 22 anos no mercado em Mato Grosso, possui três empreendimentos em construção: Torre do Coxipó, Village Siciliano e Torre do Cerrado. No total, são mais de 120 unidades disponíveis no mercado.
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