Mutirão de saúde diminui fila da consulta especializada em Rondonópolis
A consulta é dividida em quatro etapas. Primeiro o paciente passa por uma avaliação médica, com controle da pressão arterial, respiração e pulso. O segundo passo é a verificação da acuidade visual para saber se o paciente vai precisar de óculos ou não. Depois segue para a aferição do grau e por fim acontece a chamada pós-consulta, onde é dado o encaminhamento para a cirurgia, caso seja necessário.
Neste final de semana foram contempladas as comunidades da Vila Canaã, Vila São Francisco, Parque Universitário, Distrito Industrial, Vila Mamed e Vila Olinda. A enfermeira supervisora da Secretaria Municipal de Saúde, Bernadete Bispo da Silva, ressalta a importância do mutirão. “Tem pessoas esperando a mais de três anos na fila apenas por uma consulta. Com esta parceria do Município e Hospital de Olhos de Cuiabá, vamos amenizar mais este problema,” explica.
A auxiliar de serviços diversos, Simone Matias dos Santos, diz que está a cerca de três anos na fila aguardando por uma consulta oftalmológica. “Não enxergo do olho direito e isso me prejudica muito. A proposta do Zé Carlos do Pátio é ótima porque vou poder usar óculos e, o mais importante, sem pagar nada,” declara. Delfina Cândida Siqueira, que também trabalha com serviços diversos, ressalta que não tem condições financeiras para pagar uma consulta particular. “Com esse mutirão vou sair daqui com meu problema resolvido,” afirma.
O médico Oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá, Alexandre Roque, parabeniza a parceira realizada com o Município. “Sem esta união, não sei dizer por quanto tempo mais estas pessoas precisariam esperar pela consulta,” conclui.
Comentários