Ao menos duas pessoas ficaram feridas neste domingo (7) em uma série de nove explosões no complexo do Templo Mahabodhi, na cidade indiana de Bodhgaya, um dos lugares mais sagrados do budismo, informou à Agência EFE uma fonte policial.
As explosões aconteceram entre as 5h30 e 6h (horário local), com quatro detonações no templo principal de Mahabodi, três no mosteiro adjunto, uma fora do mosteiro e outra em um ônibus em frente do complexo, explicou um porta-voz da Polícia local.
As bombas eram de baixa intensidade e não causaram danos no complexo religioso, situado no estado de Bihar e declarado Patrimônio da Humanidade em 2002.
Fontes policiais consultadas pela EFE situaram o número de feridos em dois, mas meios de imprensa como o canal "NDTV" falam em cinco, entre eles dois peregrinos tibetanos que foram hospitalizados.
"Trata-se de um atentado", disse o secretário do Ministério do Interior Anil Goswami, à agência local "PTI", acrescentando que o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo.
O Templo Mahabodhi foi o lugar onde sob uma figueira Buda alcançou a iluminação ou plenitude espiritual há mais de 2.600 anos.
No complexo se conserva uma figueira considerada descendente direta da árvore que acolheu Buda, por isso que o local é visitado a cada ano por milhares de peregrinos e turistas de países como Sri Lanka, Tailândia e Mianmar.
Comentários