SES divulga recomendações a gestantes e atualiza dados da Gripe A (H1N1)
A Secretaria de Estado de Saúde ao participar da Audiência Publica requerida pelo Deputado Walace Guimarães, na tarde de ontem (19.08), divulgou recomendações sobre medidas de proteção as gestantes e prevenção além de elencar as ações já desenvolvidas pelo Estado, as desencadeadas com parceria de entidades Civis Organizadas e segmentos do Governo.
Representando o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, a superintendente de Vigilância em Saúde, Conceição Villa, prestou esclarecimentos sobre os fatores de risco da Influenza A (H1N1), explanou sobre as medidas gerais de prevenção, além de informar sobre a situação epidemiológica no Brasil e em Mato Grosso.
Um dos pontos de discussão foi sobre a criação de um grupo Técnico Gestor. Conceição Villa explicou que o Estado já possui Grupo Técnico de enfrentamento da Pandemia da Influenza desde o ano de 2006, quando o mundo se preparou para a Influenza Aviária. Desde o surgimento do primeiro caso da gripe A(H1N1), no Brasil o Estado reativou este Grupo Técnico.
Segundo ainda Conceição Villa, as ações desenvolvidas pelo Grupo Técnico foram na promoção de capacitações envolvendo Diretores Clínicos do Hospitais públicos e privados, Conselho Regional de Medicina, Unimed, Sindicato dos Médicos, Enfermeiros e demais estabelecimentos de Saúde, além do envolvimento do Conselho Regional de Enfermagem, Sociedade Matogrossense de Pediatria, Sociedade Matogrossense de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade de Medicina Tropical, Escritórios Regionais de Saúde e Hospitais de Referência Regional.
Outras ações apresentadas por Conceição foram a disponibilização do 0800 6471201 do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), para prestar esclarecimentos aos profissionais de saúde, além de manter o Centro, no acompanhamento e monitoramentos das ocorrências no Estado.
Foi colocada também à disposição da população notas técnicas com informações de procedimentos a escolas e recomendações a gestantes.
Na nota técnica sobre medidas de proteção as gestantes recomenda-se que toda grávida procure seu médico para avaliar a necessidade de se afastar do trabalho, enquanto houver o risco de transmissão da Influenza, porém se não houver indicação médica do afastamento do trabalho recomenda-se aos empregadores que promovam remanejamentos para local com boa ventilação e onde não haja atendimento ao público e aglomeração de pessoas.
A Saúde do Estado disponibiliza atualização dos Dados Epidemiológicos e a Nota Técnica de recomendações as gestantes.
DADOS
Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado de Mato Grosso tem até a presente data (13.08) a notificação de 189 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 23 foram confirmados, 62 descartados e 104 aguardam resultado.
Dos casos confirmados, 10 são do município de Cuiabá, 02 de Lucas do Rio Verde, 01 em Rondonópolis, 01 em São Pedro da Cipa, 02 em Sinop, 03 em Sorriso e 02 em Barra do Garças (Notificação em Goiânia), 01 em Tangará da Serra e 01 em Primavera do Leste.
O município de Cuiabá registra notificação de 109 casos, sendo 10 confirmados, 44 descartados e 55 aguardam resultado. Dos 109 casos notificados em Cuiabá, 10 são provenientes de outros municípios, Estados ou países (sendo eles: Alto Araguaia, Camburiu, Canadá, Espanha, EUA, Santa Carmen e São Paulo).
O município de Rondonópolis registrou 06 notificações, sendo 01 caso confirmado e 05 descartados.
O município de Lucas do Rio Verde notificou 43 casos, sendo 02 confirmados, 03 descartados e 38 aguardando resultados.
O município de Nova Mutum notificou 03 casos que aguardam resultado.
Em São Pedro da Cipa a notificação foi de 01 caso confirmado.
No município de Sinop foram notificados 08 casos, sendo 02 caso confirmado, 04 descartados e 02 aguardando resultado.
No município de Sorriso foram notificados 08 casos, sendo 03 casos confirmados, 02 descartado e 03 aguardando resultado.
Em Várzea Grande foi notificado 01 caso, sendo descartado.
O município de Goiânia recebeu 02 casos de Mato Grosso provenientes de Barra do Garças sendo confirmados.
O município de Cáceres notificou 01 caso, que foi descartado.
Em Peixoto de Azevedo foi notificado 01 caso, que aguarda resultado.
Em Primavera do Leste foi notificado 01 caso, com confirmação.
Porto Alegre do Norte notificou 01 caso, que aguarda resultado.
O município de Tangara da Serra notificou 01 caso, que foi confirmado.
Em Guarantã do Norte foi notificado 01 caso que foi descartado.
Nova Xavantina notificou 01 caso que aguarda resultado.
No município de Araputanga foi notificado 01 caso que aguarda resultado.
RECOMENDAÇÕES DE PROTEÇÃO AS GESTANTES
A gestação é um dos fatores de risco para complicações por Influenza, sendo necessárias medidas específicas que a protejam para a prevenção da Influenza e também para a detecção de casos de doença respiratória grave de maneira oportuna, com a prevenção da ocorrência de formas graves e óbitos, com monitoramento das complicações da doença.
Toda gestante deve procurar seu médico com o qual faz o Pré-natal para avaliar a necessidade de se afastar do trabalho, enquanto houver o risco de transmissão da Influenza;
Evitar viagens aos Estados e países com grande número de casos de Influenza A (H1N1);
Evitar freqüentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
Se não houver indicação médica de afastamento do trabalho, recomenda-se aos empregadores que transfiram as atividades da gestante para local com boa ventilação e onde não haja atendimento ao público ou aglomeração de pessoas;
Procurar imediatamente seu médico ou unidade de saúde se tiver febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo ou outros sintomas e sinais de gripe;
Evitar contato com pessoas com gripe;
Não usar medicamentos sem orientação médica;
Todas as condutas preconizadas pelo Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza do Ministério da Saúde devem ser seguidas pelos serviços e profissionais de saúde (www.saude.gov.br).
MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO DA INFLUENZA A (H1N1)
Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
Pessoas com gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, portanto não devem freqüentar as aulas, trabalho ou outras atividades fora do domicílio no período de até 7 dias depois do início dos sintomas (A Gripe ou Síndrome gripal é definida como doença aguda, com duração máxima de 5 dias, apresentando febre, tosse ou dor de garganta);
Recomenda-se que a pessoa doente com gripe, se possível, permaneça em domicilio, evitando o contato próximo com outras pessoas (o período de transmissibilidade para adultos são de 7 dias a partir do inicio dos sintomas e crianças menores de doze anos são de 14 dias).
Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;
Manter os ambientes ventilados, na medida do possível manter salas de aula, ambientes de trabalho e domicílios com portas e janelas abertas para favorecer a ventilação do ambiente.
Comentários