Representantes do interior aproveitam para cobrar ações
A audiência pública na Assembléia Legislativa foi a oportunidade do Estado divulgar as ações de combate à gripe suína, mas, também, de os representantes do interior reclamarem de desarticulação da Secretaria de Estado de Saúde com os municípios no combate à pandemia. Em síntese, faltaria retaguarda de informação do Estado, como afirmou o deputado Guilherme Maluf.
A SES registrou nesta semana as primeiras confirmações de H1N1 em Tangará da Serra e Primavera do Leste, e outros dois casos em Sinop e Sorriso. No Estado, são 23 confirmações, sendo 10 em Cuiabá.
Secretário de Saúde em Cáceres, Luiz Landim considera insuficientes os dois momentos de capacitação que, até o momento, foram oferecidos pela SES aos profissionais de saúde da cidade. “Muito pouco para uma cidade com 90 mil habitantes. Isso porque o Estado não conseguiu combater nem a dengue”, compara. Ele também cobra que a SES se manifeste a respeito da necessidade ou não de suspender a realização, em setembro, do 30º Festival Internacional de Pesca. Já o deputado Zé Domingos, de Sorriso, aponta que o município tem sido obrigado a tomar medidas isoladas contra a gripe por falta de informação.
Comentários