MT registra aumento de 245 % nos casos de dengue este ano
O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 245,60% de notificações de Dengue, se comparado o período de Janeiro a 19 de agosto do ano de 2008 ao de 2009.
A Secretaria de Estado de Saúde notificou até esta quarta-feira (19) 35.784 casos de dengue. Desse total 1.103 casos foram notificados como casos graves de dengue. As mortes registradas até o momento são 33, sendo que desse total, 26 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 07 casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em 2008, no mesmo período, foram notificados 10.421 casos de Dengue.
A capital mato-grossense tem notificação de 10.840 casos de dengue. Sendo 417 notificados como casos graves de Dengue. Do total de casos graves de dengue, 322 foram confirmados e 95 estão sob investigação. Cuiabá registra 13 óbitos. Desse total de óbitos 8 foram confirmados como sendo casos graves de Dengue e 5 estão sob investigação.
Já em Várzea Grande foram notificados 3.785 casos de dengue. Do total, 441 notificações são de casos graves de Dengue. Sendo que desses casos graves de dengue, 274 foram confirmados como casos graves e 167 estão sob investigação. Várzea Grande apresentou notificação de 06 óbitos como sendo casos graves de dengue.
Mortes
Além dos casos de Cuiabá e de Várzea Grande, os municípios que tiveram até o momento notificação de mortes de casos graves de dengue foram: Em Curvelândia foi notificado 01 óbito sendo confirmado como caso grave de dengue. No município de Diamantino, foi notificado 01 óbito sendo confirmado como sendo caso grave de dengue. No município de Jaciara foi notificado 01 óbito que foi confirmado como caso grave de Dengue. Em Juara, foi notificado 01 óbito confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Sorriso foi notificado 01 caso grave de dengue que está sob investigação. Em Nova Mutum, foi notificado 01 óbito, sendo confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Rondonópolis, notifica 01 óbito confirmado como caso grave de Dengue, sendo que um óbito que estava sob investigação foi descartado. Em Rosário Oeste foram notificados 02 óbitos, sendo 01 confirmado e 01 estando sob investigação. O município de Sinop notifica 02 óbitos confirmados como casos graves de Dengue. Tangará da Serra notifica 02 óbitos confirmados como caso grave de Dengue. No município de Tapurah foi notificado um óbito sendo confirmado como caso grave de Dengue.
O Estado de Mato Grosso continua com seu monitoramento permanente, e alerta os municípios para a execução das ações de controle, evitando a descontinuidade dos trabalhos.
Notificações
Os municípios de Sorriso e Sinop vem apresentando elevação de notificações, o que justifica a entrada de ação mais efetiva com aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV Fumacê) no reforço da ação de enfrentamento a dengue nesses municípios. A ação está prevista para acontecer de 01 a 29 de setembro. "Os municípios estão trabalhando no acirramento das ações de enfrentamento da dengue de casa em casa, na limpeza urbana e na aplicação de ações que prevê o Plano de Contingência da Dengue. Todas essas ações somadas com o fumacê pretendemos reduzir os números", disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa.
O município de Sorriso apresenta a notificação de 301 casos de dengue. Já o município de Sinop tem a notificação de 2.338 casos de dengue.
Prevenção
A superintendente alerta para ocorrências da dengue durante o ano todo, porém é necessária a manutenção das ações que cabe ao poder público e a população a de manter os quintais limpos, tampar os reservatórios de água, não deixar água parada em recipientes, além de levar em consideração as recomendações que já são do amplo conhecimento da prevenção da dengue.
O alerta para os sintomas que são: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos que piora com o movimento deles, perda ou diminuição do apetite, náuseas e vômitos, extremo cansaço, fraqueza, manchas e erupções na pele semelhantes a Sarampo, principalmente no tórax e membros, dores musculares, nos ossos e articulações. E no caso de apresentar qualquer um desses sintomas, procure o seu médico ou uma unidade de saúde mais próxima.
Comentários