Repórter News - reporternews.com.br
São 14 famílias que produzem e comercializam farinha de mandioca. Gleba Jatobá está localizada em Barra do Bugres, no sudoeste do estado.
Assentados produzem alimentos para complementar renda em MT
Um grupo de moradores da Gleba Jatobá, em Barra do Bugres, se uniu para buscar uma fonte renda alternativa a partir da produção agrícola. No assentamento são 14 famílias diretamente envolvidas com a produção e comercialização da farinha de mandioca. O produto é usado para alimentar alunos de escolas municipais e estudais localizadas na cidade de Barra do Bugres, no sudoeste de Mato Grosso. Neste mês o grupo de trabalho, que leva o nome União, vai instalar uma farinheira industrial para dobrar a produção do alimento.
“Nós fabricamos 100 quilos de farinha por dia. Com a nova farinheira, a produção diária deve superar os 200 quilos/dia. Ao todo são 50 hectares de mandioca cultivados. Além disto, o nosso objetivo é expandir os negócios e passar a oferecer mandioca congelada para o comércio local. São os agricultores que bancam boa parte dos recursos utilizados na produção. A prefeitura da cidade contribui com o empréstimo de maquinário para as atividades agrícolas”, conta o membro do do grupo União, Wesley Granella Oenning.
De acordo com Oennig são mais de 300 famílias que formam o conjunto familiar. “Além da farinha da mandioca, a produção do leite, de peixe, de banana e de gado de corte também são produzidos no assentamento. Para levar os nossos produtos até a cidade de Barra do Bugres, são 80 quilômetros de estrada de chão”.
O representante do grupo adianta que quando o a produção estiver fortalecida os produtores pretendem fundar oficialmente uma cooperativa. “A nossa meta é reunir um grupo maior para então formalizar o nosso trabalho por meio de uma cooperativa. Até agora são seis meses desde o início das nossas atividades. Hoje os nossos produtos já possuem rótulo de identificação”.
Divisão - Outra característica do grupo União é a divisão das tarefas entre os membros da família. Neste caso os homens ficam responsáveis pela produção de farinha e as mulheres pela fabricação de doces.
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15502/visualizar/
Comentários