Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 07 de Julho de 2013 às 09:33

    Imprimir


Um grupo de moradores da Gleba Jatobá, em Barra do Bugres, se uniu para buscar uma fonte renda alternativa a partir da produção agrícola. No assentamento são 14 famílias diretamente envolvidas com a produção e comercialização da farinha de mandioca. O produto é usado para alimentar alunos de escolas municipais e estudais localizadas na cidade de Barra do Bugres, no sudoeste de Mato Grosso. Neste mês o grupo de trabalho, que leva o nome União, vai instalar uma farinheira industrial para dobrar a produção do alimento.



 
“Nós fabricamos 100 quilos de farinha por dia. Com a nova farinheira, a produção diária deve superar os 200 quilos/dia. Ao todo são 50 hectares de mandioca cultivados. Além disto, o nosso objetivo é expandir os negócios e passar a oferecer mandioca congelada para o comércio local. São os agricultores que bancam boa parte dos recursos utilizados na produção. A prefeitura da cidade contribui com o empréstimo de maquinário para as atividades agrícolas”, conta o membro do do grupo União, Wesley Granella Oenning.



 
De acordo com Oennig são mais de 300 famílias que formam o conjunto familiar. “Além da farinha da mandioca, a produção do leite, de peixe, de banana e de gado de corte também são produzidos no assentamento. Para levar os nossos produtos até a cidade de Barra do Bugres, são 80 quilômetros de estrada de chão”.



 
O representante do grupo adianta que quando o a produção estiver fortalecida os produtores pretendem fundar oficialmente uma cooperativa. “A nossa meta é reunir um grupo maior para então formalizar o nosso trabalho por meio de uma cooperativa. Até agora são seis meses desde o início das nossas atividades. Hoje os nossos produtos já possuem rótulo de identificação”.


 
Divisão - Outra característica do grupo União é a divisão das tarefas entre os membros da família. Neste caso os homens ficam responsáveis pela produção de farinha e as mulheres pela fabricação de doces.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15502/visualizar/